As ferramentas de marketing digital te ajudam a organizar suas tarefas, principalmente na hora de otimizar as ações online e isso agiliza os resultados .
Um bom trabalho precisa de bom planejamento estratégico. Aliás, para tudo na vida é preciso se planejar. Pense na sua rotina pessoal: “Planejar o dia, planejar a semana, planejar o mês, planejar o ano…e etc.”
No âmbito do marketing digital é a mesma coisa. O planejamento das ações, campanhas, produtividade e das estratégias precisam ser bem alinhadas para que os efeitos positivos comecem a surgir.
Mas atingir metas é só o final de um processo! Por isso, antes é preciso definir como traçar caminhos para transformar ideias em resultados.
O método muda e as ferramentas mudam, mas o objetivo é sempre o mesmo: focar a energia e a atenção para apresentar os frutos aos clientes. Essa é a função do Planejamento Estratégico.
Por isso, nesta matéria vamos falar sobre as estratégias digitais e sobre as ferramentas de marketing digital que apressam os processos internos.
Google Analytics:
Campeã em disparada. Essa é a ferramenta mais utilizada para medições dos sites, pois ela faz uma radiografia incrível das visitas e dos visitantes.
O Analytics mostra todo o caminho que o usuário percorreu no site, de onde veio (rede social, buscador), localização, de onde está acessando (mobile, desktop), quais páginas acessou, quanto tempo ficou em cada etc.
A partir desse rastreio minucioso, é possível medir o ROI e analisar quais estratégias têm funcionado (ou não) para aumentar o tráfego no site.
Sistema de gerenciamento de conteúdo e SEO:
Para sites e empresas na área dos negócios, o sistema de gerenciamento de conteúdo é indispensável.
Um bom conteúdo atrai um público segmentado e mais propenso a se aproximar da sua empresa/marca, afim de consumir seus produtos/serviços.
Para que serve? Aproximar e estreitar o relacionamento entre empresa X público, posicionar bem o site nos buscadores de forma orgânica, criar conteúdo que atenda a uma demanda já existente, através de palavras-chave ou por meio de plugins e análises. Principais ferramentas CMS: Blogs, WordPress, Yoast SEO.
E-mail marketing:
O e-mail marketing é opção para consolidar um relacionamento de confiança com os clientes, seja pela oferta de conteúdo relevante, promoções exclusivas e para resolver qualquer falha de comunicação entre empresa X público.
Sem contar no principal ativo de uma campanha digital: reunir contato de pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
Por isso, a plataforma mais usada pelas empresas hoje é o Mailchimp, onde você pode-se criar diversas campanhas personalizadas e, ainda, obter dados das análises de desempenho e mensuração dos resultados dos seus disparos.
Mídias Sociais:
Com tantas redes sociais para gerenciar e diversas estratégias de marketing para adotar, como horários para postagens e tipos de conteúdo, é extremamente importante ter uma ferramenta para gerenciar todo o trabalho.
Contudo, a maioria das agências e empresas ainda não usa nenhuma ferramenta para esse monitoramento.
Por isso, essas ferramentas estimulam a produtividade por meio do pré-agendamento de postagens, acompanhamento das menções à marca, avaliação do engajamento e maior interação com o público.
Principais ferramentas de SM: Hootsuite, Mlabs, RD Station.
Landing Pages:
As landing Pages são páginas de captura. Atrair o visitante para o site é importante, mas não é o suficiente.
Além da atração, é preciso oferecer uma boa recepção e captar os dados pessoais primordiais do visitante como:
Nome, endereço de e-mail e contato telefônico.
Para outros fins, faz-se necessário coletar dados sobre a empresa em que ele trabalha e o que ele busca no seu site. Mas lembre-se de oferecer algo.
Boa parte dos visitantes preenchem os dados em troca de conteúdo relevante ou algum tipo de serviço gratuito.
Gestão de tarefas:
As tarefas e responsabilidades precisam ser prioridades em nosso dia a dia. Portanto, quando você não consegue fazer suas tarefas de trabalho, significa que você não está focado como deveria.
Por isso, a organização pessoal no ambiente de trabalho, agrega diversos benefícios como:
- aproveitar melhor o tempo;
- organizar ideias;
- lembrar do que é importante na hora certa;
- priorizar com inteligência suas tarefas e projetos;
- realizar mais e alcançar suas maiores metas.
Alguns gerenciadores de tarefas que ajudam na rotina: Trello, Google Keep, TodoIst, ASANA, ContentTools.
É para resolver esse problema que existem as ferramentas para organizar tudo e, consequentemente, melhorar sua produtividade e lhe trazer mais tranquilidade.
Conclusão:
Sendo assim, sem a utilização dessas ou demais ferramentas de marketing digital, ficaria muito mais difícil alcançar resultados relevantes.
Por isso, essas plataformas também tornam mais fáceis descobrir onde você está acertando e onde está errando em uma campanha em curto espaço de tempo, são imprescindíveis para consertar o que não está bom e descartar o que não dá certo, fundamental para manter-se vivo no mercado atualmente.
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