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Ferramentas de marketing digital que s√£o ūüĒĚ

5 de março de 2018
Designlab

Ferramentas de marketing digital são essenciais na hora do planejamento estratégico.

As ferramentas de marketing digital te ajudam a organizar suas tarefas, principalmente na hora de otimizar as a√ß√Ķes online e isso¬†agiliza¬†os resultados .

Um bom¬†trabalho precisa de¬†bom planejamento estrat√©gico. Ali√°s, para tudo na vida √© preciso se planejar. Pense na sua rotina pessoal: “Planejar o dia, planejar a semana, planejar o m√™s, planejar o ano‚Ķe etc.”

No √Ęmbito do marketing digital √© a mesma coisa. O planejamento das a√ß√Ķes, campanhas, produtividade e das estrat√©gias precisam ser bem alinhadas para que os efeitos positivos comecem a surgir.

Mas atingir metas é só o final de um processo! Por isso, antes é preciso definir como traçar caminhos para transformar ideias em resultados.

O método muda e as ferramentas mudam, mas o objetivo é sempre o mesmo: focar a energia e a atenção para apresentar os frutos aos clientes. Essa é a função do Planejamento Estratégico.

Por isso, nesta matéria vamos falar sobre as estratégias digitais e sobre as ferramentas de marketing digital que apressam os processos internos.

1. Google Analytics

Campe√£ em disparada. Essa √© a ferramenta mais utilizada para medi√ß√Ķes dos sites, pois ela faz uma radiografia incr√≠vel das visitas e dos visitantes. O Analytics mostra todo o caminho que o usu√°rio percorreu no site, de onde veio (rede social, buscador), localiza√ß√£o, de onde est√° acessando (mobile, desktop), quais p√°ginas acessou, quanto tempo ficou em cada etc. A partir desse rastreio minucioso, √© poss√≠vel medir o ROI e analisar quais estrat√©gias t√™m funcionado (ou n√£o) para¬†aumentar o tr√°fego no site.

2.¬†Sistema de Gerenciamento de¬†conte√ļdo e SEO¬†

Para sites e empresas na √°rea dos neg√≥cios, o sistema de gerenciamento de conte√ļdo √©¬†indispens√°vel. Um bom conte√ļdo atrai um p√ļblico segmentado e mais propenso a se aproximar da sua empresa/marca, afim de consumir seus produtos/servi√ßos. Para que serve?¬†Aproximar e estreitar o relacionamento entre empresa X p√ļblico, posicionar bem o site¬†nos buscadores¬†de forma org√Ęnica, criar¬†conte√ļdo que atenda a uma demanda j√° existente, atrav√©s de palavras-chave ou por meio de plugins e an√°lises. Principais ferramentas CMS: Blogs, WordPress, Yoast SEO.

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3. E-mail marketing 

O e-mail marketing √©¬†op√ß√£o para consolidar um relacionamento de confian√ßa com os clientes, seja pela oferta de conte√ļdo relevante, promo√ß√Ķes exclusivas e para resolver qualquer falha de comunica√ß√£o entre empresa X p√ļblico. Sem contar no principal ativo de uma campanha digital: reunir contato de pessoas interessadas no seu produto ou servi√ßo. Por isso, a plataforma mais usada pelas empresas hoje √© o¬†Mailchimp,¬†onde voc√™ pode-se criar diversas campanhas personalizadas e, ainda, obter dados das an√°lises de desempenho e mensura√ß√£o dos resultados dos seus disparos.

4. Mídias Sociais

Com tantas redes sociais para gerenciar e¬†diversas¬†estrat√©gias de marketing para adotar, como hor√°rios para postagens e tipos de conte√ļdo, √© extremamente importante ter uma ferramenta para gerenciar todo o trabalho.¬†Contudo, a maioria das ag√™ncias e empresas ainda n√£o usa nenhuma ferramenta para¬†esse monitoramento. Por isso, essas ferramentas¬†estimulam a produtividade por meio do pr√©-agendamento de postagens, acompanhamento das men√ß√Ķes √† marca, avalia√ß√£o do engajamento e maior intera√ß√£o com o p√ļblico.¬†Principais ferramentas de SM: Hootsuite, Postgrain, GrowSocial, Mlabs, RD Station.

5. Landing Pages 

As landing Pages s√£o p√°ginas de captura. Atrair o visitante para o site √© importante, mas n√£o √© o suficiente. Al√©m da atra√ß√£o, √© preciso oferecer uma boa recep√ß√£o e captar os dados pessoais primordiais do visitante como: Nome, endere√ßo de e-mail e contato telef√īnico. Para outros fins, faz-se necess√°rio coletar dados sobre a empresa em que ele trabalha e o que¬†ele busca¬†no seu site. Mas lembre-se de oferecer algo. Boa parte dos¬†visitantes preenchem os dados em troca de conte√ļdo relevante ou algum tipo de servi√ßo gratuito.

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6. Gestão de tarefas  

As tarefas e responsabilidades precisam ser prioridades em nosso dia a dia. Portanto, quando você não consegue fazer suas tarefas de trabalho, significa que você não está focado como deveria. Por isso, a organização pessoal no ambiente de trabalho, agrega diversos benefícios como:
-Aproveitar melhor o tempo;

-Organizar ideias;

-Lembrar do que é importante na hora certa;

-Priorizar com inteligência suas tarefas e projetos;

-Realizar mais e alcançar suas maiores metas.

Alguns gerenciadores de tarefas que ajudam na rotina: Trello, Google Keep, TodoIst, ASANA, ContentTools.

√Č para resolver esse problema que existem as ferramentas para organizar tudo e, consequentemente, melhorar sua produtividade e lhe trazer mais tranquilidade.

 

CONCLUSÃO:

Sendo assim, sem a utilização dessas ou demais ferramentas de marketing digital, ficaria muito mais difícil alcançar resultados relevantes.

Por isso, essas plataformas também tornam mais fáceis descobrir onde você está acertando e onde está errando em uma campanha em curto espaço de tempo, são imprescindíveis para consertar o que não está bom e descartar o que não dá certo, fundamental para manter-se vivo no mercado atualmente.