Você sabe como anunciar no Google para aumentar as taxas de conversão do seu e-commerce? Pois esse é o principal desafio para quem tem um negócio online. Leia esta matéria e fique pode dentro do passo a passo para garantir a sua conversão do Google Adwords.
Afinal, com o aumento da concorrência nessa área, é importante ter estratégias que impactem o resultado do negócio de forma mais efetiva.
Mas como?
Na prática, quem pretende trilhar esse caminho deve entender, em primeiro lugar, a necessidade de integrar as estratégias no ambiente digital.
E fique atento, porque os investimentos em anúncios pagos no Google e nas demais plataformas online não funcionam de maneira isolada!
Desde a escolha da plataforma até a otimização do site, passando por ações de divulgação do negócio, tudo deve ser pensado tomando como base a jornada de compra do cliente.
Assim, quanto mais entendemos o comportamento do público, maiores se tornam as chances de abordarmos a pessoa certa, no melhor momento e com a mensagem mais adequada.
Interessado em entender como os anúncios no Google podem contribuir para impulsionar as vendas do seu e-commerce?
Continue a leitura do artigo e veja o que você deve fazer para que isso funcione na prática!
Diversifique suas estratégias
Independentemente do perfil do público, é fato: os serviços de busca funcionam como porta de entrada para a internet.
No caso específico do Brasil, o Google tem a liderança absoluta das pesquisas online, com praticamente 100% de participação.
É mais que natural, portanto, que todo mundo queira figurar nas primeiras páginas de busca do Google!
Para esse sonho se transformar em realidade, um dos caminhos é a busca orgânica.
No entanto, por mais sensacionais que sejam as técnicas de SEO aplicadas ao conteúdo produzido pela loja, leva tempo.
Aí é que entra a importância do Google AdWords, assegurando mais visibilidade para as mensagens não apenas nas páginas de busca como também nos sites parceiros do Google — rede display.
Nos próximos tópicos vamos explicar como é possível melhorar as estratégias de otimização da mídia no Google.
Porém, neste momento, registre a seguinte informação:
por mais que esse investimento seja importante, ele deve ser combinado com as demais possibilidades de mídia paga, como Facebook Ads, Google Shopping e e-mail marketing.
Trabalhe anúncios de topo e meio de funil
Como comentamos brevemente, é impossível chegar a bons resultados de vendas pela internet sem considerar a jornada de compra do cliente. Nesse contexto, é fundamental que os anúncios consigam atender às diferentes demandas do consumidor.
Para o cliente que ainda está na fase de descoberta, por exemplo, anunciar no AdWords vai ajudar a conferir mais visibilidade àqueles conteúdos produzidos para solucionar as dúvidas dos usuários.
Nesse caso, além do Google, é importante analisar também as possibilidades oferecidas pelas redes sociais.
A lógica é simples: depois de conseguir mais alcance para a mensagem, novas oportunidades de negócios surgem.
Ainda que o cliente nessa fase não esteja pronto para o fechamento da venda, o contato pode ser aproveitado para assegurar a devida nutrição daquele lead.
Em outras palavras: a empresa vai explorar a oportunidade para obter mais informações sobre o cliente.
Ou mesmo obter seu endereço de e-mail, o que viabiliza uma comunicação mais direta na próxima fase.
Por outro lado, considerando as pessoas que já tiveram contato com a marca e estão, portanto, mais à frente no funil de vendas, a mídia paga tem outra função: reforçar as ofertas.
Nesse caso, uma estratégia fundamental é o remarketing. Ao instalar pixel na sua loja virtual, é possível analisar os interesses dos visitantes, direcionando as ofertas de acordo com a demanda.
Os clientes serão impactados pelo anúncio em diversos locais.
Outra forma de trabalhar com os consumidores que estão mais adiantados no funil é por meio da compra de palavras-chave exatas. Levando em conta que a pessoa já sabe o que quer, fica mais fácil tentar capturar sua atenção dessa forma.
Na verdade, você pode distribuir os investimentos para empregar as 2 estratégias, fazendo testes para ver o que funciona melhor para sua loja.
Escolha palavras-chave estratégicas
O planejamento de palavras-chave tem um peso decisivo no sucesso (ou no fracasso) das campanhas no AdWords.
Um detalhe importante: a eficiência desse trabalho está diretamente relacionada ao conhecimento reunido sobre o comportamento do público-alvo.
Quanto mais informações você tiver sobre as palavras mais buscadas para os produtos disponíveis na sua loja.
E mais certeira será sua abordagem e, claro, os resultados obtidos.
Para obter esses dados o recomendado é usar a própria plataforma do Google.
Além de aproveitar as facilidades de configuração dos anúncios para experimentar novas possibilidades.
Analise o trabalho da concorrência
Ainda pensando na sua estratégia de escolha para palavras-chave, não deixe de monitorar de perto os concorrentes.
Analise as descrições usadas pela concorrência, porque, para ter uma estratégia bem-sucedida, não se deve repetir os termos.
O ideal é buscar um caminho diferente, não correndo o risco de desperdiçar verba.
O desafio nesse caso é conseguir ranquear melhor nas buscas!
Faça uma segmentação rica em detalhes
Tanto no Google como nas redes sociais, o anunciante tem inúmeras possibilidades em termos de segmentação.
Não faz sentido, assim, restringir o trabalho apenas às referências sociodemográficas do público-alvo!
Pensando nas palavras-chave, além de direcionar o anúncio para quem pesquisou determinada expressão ou termo, não deixe de usar o recurso de negativar palavras.
Se a ideia é fazer uma oferta de telefone celular, por exemplo, é válido negativar “telefones com problema”.
Com isso, você não corre o risco de ter que pagar por um clique não relacionado à sua oferta.
Planeje o ROI com base no orçamento
A análise do Return on Investment (ROI) é essencial para quem deseja ter um negócio saudável.
Pode parecer óbvio, mas não custa ressaltar:
sem avaliar o retorno financeiro de seus investimentos em mídia, a loja corre o risco de ter um custo muito elevado na aquisição de clientes, o que impactará sua margem de lucro.
O cálculo do ROI é simples:
subtraia dos ganhos obtidos o valor do seu investimento inicial e divida esse número pelo montante do investimento inicial.
Para obter o valor em termos de porcentagem, multiplique o resultado por 100.
Assim, se você gastou 3 mil reais em determinada ação e ganhou 20 mil graças a ela, seu ROI é de 566%.
Acompanhar esses indicadores de perto é simplesmente essencial para você conseguir identificar quais são os investimentos que valem mais a pena para seu negócio em termos financeiros.
Como você viu, saber como anunciar no Google para aumentar a conversão não é uma tarefa tão simples, porque exige atenção a muitos detalhes. Porém, o resultado é mais que compensador!