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Passo a passo para garantir a sua conversão no Google Adwords

7 de maio de 2019
Designlab

Você sabe como anunciar no Google para aumentar as taxas de conversão do seu e-commerce? Pois esse é o principal desafio para quem tem um negócio online. Leia esta matéria e fique pode dentro do passo a passo para garantir a sua conversão do Google Adwords.

Afinal, com o aumento da concorrência nessa área, é importante ter estratégias que impactem o resultado do negócio de forma mais efetiva.

Mas como?

Na prática, quem pretende trilhar esse caminho deve entender, em primeiro lugar, a necessidade de integrar as estratégias no ambiente digital.

E fique atento, porque os investimentos em anúncios pagos no Google e nas demais plataformas online não funcionam de maneira isolada!

Desde a escolha da plataforma até a otimização do site, passando por ações de divulgação do negócio, tudo deve ser pensado tomando como base a jornada de compra do cliente.

Assim, quanto mais entendemos o comportamento do público, maiores se tornam as chances de abordarmos a pessoa certa, no melhor momento e com a mensagem mais adequada.

Interessado em entender como os anúncios no Google podem contribuir para impulsionar as vendas do seu e-commerce?

Continue a leitura do artigo e veja o que você deve fazer para que isso funcione na prática!

Diversifique suas estratégias

Independentemente do perfil do público, é fato: os serviços de busca funcionam como porta de entrada para a internet.

No caso específico do Brasil, o Google tem a liderança absoluta das pesquisas online, com praticamente 100% de participação.

É mais que natural, portanto, que todo mundo queira figurar nas primeiras páginas de busca do Google!

Para esse sonho se transformar em realidade, um dos caminhos é a busca orgânica.

No entanto, por mais sensacionais que sejam as técnicas de SEO aplicadas ao conteúdo produzido pela loja, leva tempo.

Aí é que entra a importância do Google AdWords, assegurando mais visibilidade para as mensagens não apenas nas páginas de busca como também nos sites parceiros do Google — rede display.

Nos próximos tópicos vamos explicar como é possível melhorar as estratégias de otimização da mídia no Google.

Porém, neste momento, registre a seguinte informação:

por mais que esse investimento seja importante, ele deve ser combinado com as demais possibilidades de mídia paga, como Facebook Ads, Google Shopping e e-mail marketing.

Trabalhe anúncios de topo e meio de funil

Como comentamos brevemente, é impossível chegar a bons resultados de vendas pela internet sem considerar a jornada de compra do cliente. Nesse contexto, é fundamental que os anúncios consigam atender às diferentes demandas do consumidor.

Para o cliente que ainda está na fase de descoberta, por exemplo, anunciar no AdWords vai ajudar a conferir mais visibilidade àqueles conteúdos produzidos para solucionar as dúvidas dos usuários.

Nesse caso, além do Google, é importante analisar também as possibilidades oferecidas pelas redes sociais.

A lógica é simples: depois de conseguir mais alcance para a mensagem, novas oportunidades de negócios surgem.

Ainda que o cliente nessa fase não esteja pronto para o fechamento da venda, o contato pode ser aproveitado para assegurar a devida nutrição daquele lead.

Em outras palavras: a empresa vai explorar a oportunidade para obter mais informações sobre o cliente.

Ou mesmo obter seu endereço de e-mail, o que viabiliza uma comunicação mais direta na próxima fase.

Por outro lado, considerando as pessoas que já tiveram contato com a marca e estão, portanto, mais à frente no funil de vendas, a mídia paga tem outra função: reforçar as ofertas.

Nesse caso, uma estratégia fundamental é o remarketing. Ao instalar pixel na sua loja virtual, é possível analisar os interesses dos visitantes, direcionando as ofertas de acordo com a demanda.

Os clientes serão impactados pelo anúncio em diversos locais.

Outra forma de trabalhar com os consumidores que estão mais adiantados no funil é por meio da compra de palavras-chave exatas. Levando em conta que a pessoa já sabe o que quer, fica mais fácil tentar capturar sua atenção dessa forma.

Na verdade, você pode distribuir os investimentos para empregar as 2 estratégias, fazendo testes para ver o que funciona melhor para sua loja.

Escolha palavras-chave estratégicas

O planejamento de palavras-chave tem um peso decisivo no sucesso (ou no fracasso) das campanhas no AdWords.

Um detalhe importante: a eficiência desse trabalho está diretamente relacionada ao conhecimento reunido sobre o comportamento do público-alvo.

Quanto mais informações você tiver sobre as palavras mais buscadas para os produtos disponíveis na sua loja.

E mais certeira será sua abordagem e, claro, os resultados obtidos.

Para obter esses dados o recomendado é usar a própria plataforma do Google.

Além de aproveitar as facilidades de configuração dos anúncios para experimentar novas possibilidades.

Analise o trabalho da concorrência

Ainda pensando na sua estratégia de escolha para palavras-chave, não deixe de monitorar de perto os concorrentes.

Analise as descrições usadas pela concorrência, porque, para ter uma estratégia bem-sucedida, não se deve repetir os termos.

O ideal é buscar um caminho diferente, não correndo o risco de desperdiçar verba.

O desafio nesse caso é conseguir ranquear melhor nas buscas!

Faça uma segmentação rica em detalhes

Tanto no Google como nas redes sociais, o anunciante tem inúmeras possibilidades em termos de segmentação.

Não faz sentido, assim, restringir o trabalho apenas às referências sociodemográficas do público-alvo!

Pensando nas palavras-chave, além de direcionar o anúncio para quem pesquisou determinada expressão ou termo, não deixe de usar o recurso de negativar palavras.

Se a ideia é fazer uma oferta de telefone celular, por exemplo, é válido negativar “telefones com problema”.

Com isso, você não corre o risco de ter que pagar por um clique não relacionado à sua oferta.

Planeje o ROI com base no orçamento

A análise do Return on Investment (ROI) é essencial para quem deseja ter um negócio saudável.

Pode parecer óbvio, mas não custa ressaltar:

sem avaliar o retorno financeiro de seus investimentos em mídia, a loja corre o risco de ter um custo muito elevado na aquisição de clientes, o que impactará sua margem de lucro.

O cálculo do ROI é simples:

subtraia dos ganhos obtidos o valor do seu investimento inicial e divida esse número pelo montante do investimento inicial.

Para obter o valor em termos de porcentagem, multiplique o resultado por 100.

Assim, se você gastou 3 mil reais em determinada ação e ganhou 20 mil graças a ela, seu ROI é de 566%.

Acompanhar esses indicadores de perto é simplesmente essencial para você conseguir identificar quais são os investimentos que valem mais a pena para seu negócio em termos financeiros.

Como você viu, saber como anunciar no Google para aumentar a conversão não é uma tarefa tão simples, porque exige atenção a muitos detalhes. Porém, o resultado é mais que compensador!