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Google Ads: Conheça e aprenda sobre a plataforma

27 de setembro de 2018
Designlab

Conheça o Google Ads!

O Google AdWords , agora se chama Google Ads e é a plataforma de anúncios do Google. Sua primeira versão foi lançada em 2000, liderando o mercado de Mídia Online.

Através dele é possível criar anúncios de Pesquisa, no Gmail, de Display, no Youtube e na Play Store.

Além disso, você já deve ter feito uma pesquisa no Google e encontrado alguns links em destaque no resultado. Não é mesmo!?

Já acessou um blog e encontrou um banner de anúncio em algum local da página ou assistiu um vídeo no YouTube, visualizou alguns anúncios antes ou durante os vídeos?

Estes três anúncios têm algo em comum: todos podem ser criados e gerenciados via Google Ads.

Mas afinal, o que é o Google AdWords?

O que é o Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Sua primeira versão foi lançada em 2000, liderando o mercado de Mídia Online.

Em 2016, a receita publicitária do Google Ads foi de quase U$80 bilhão de dólares. O segundo lugar ainda está longe de alcançá-lo: é a plataforma de anúncios, com U$26 bilhões.

Além disso, desde 2001, o crescimento da receita do Ads é extremamente notável:

Mas por que o Google Ads é uma plataforma tão cobiçada?

O grande diferencial do Ads é que as empresas que anunciam podem se destacar na internet para um público super segmentado.

Ou seja, você não paga apenas para aparecer mais. Você investe em audiência qualificada e que tenha relação com o seu negócio.

É simples! O que vale mais para um ecommerce de acessórios de time de futebol: ter sua campanha exibida para 5 mil pessoas aleatórias, ou exibida para 500 pessoas que são declaradamente fascinadas por futebol?

Com base em cookies e em palavras chaves, os anunciantes conseguem determinar onde os anúncios serão exibidos.

O Google Ads possui 4 principais formas de anúncio. São elas:

Anúncios na rede de pesquisa

São os anúncios exibidos nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Eles ficam em destaque no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page) e com um pequena legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado.

É um formato especialmente útil para alcançar pessoas que buscam por produtos, serviços ou soluções específicas.

A grande vantagem aqui é que o anunciante só paga quando a pessoa clica no link do resultado para acessar o website.

Se bem planejado, esses anúncios podem ter uma excelente relação entre custo e benefício para sua empresa.

Anúncios na rede de display

Esse estilo de campanha é mostrada em websites, páginas de notícias e blogs que formam a chamada Rede de Display do Google, que alcança 90% dos usuários da internet em todo o mundo.

Além disso, os anúncios gráficos possuem opções especiais para segmentação, palavras-chave, informações demográficas e remarketing. Você pode incentivar os clientes a notar sua marca, considerar suas ofertas e realizar alguma ação.

Em números absolutos, os anúncios gráficos do Google são exibidos em mais de dois milhões de sites e em mais de 650 mil aplicativos.

Há mais de uma maneira de usar a publicidade gráfica:

  • Banner: são os anúncios gráficos e que podem ser imagens, elementos interativos, animações, layouts personalizados e outras opções;

 

  • Texto: parecido com o banner, porém são anúncios em formato “caixa de texto”, que incluem um título, uma descrição, o nome da empresa e uma URL;

  • Gmail: são anúncios personalizados no Gmail e que são visualizados diretamente na caixa de entrada das pessoas.
  • Aplicativo: são os anúncios que parecem especificamente em aplicativos para dispositivos móveis.

Anúncios no YouTube

Se você é um usuário do YouTube já deve ter visto que alguns vídeos possuem anúncios, seja antes do início ou até mesmo durante a exibição.

Como anunciante, você também pode criar campanhas para serem veiculadas em vídeos nessa plataforma.

Com mais de um bilhão de usuários, você pode selecionar o público-alvo desejado com base na idade, no sexo, no local, nos interesses e muito mais.

Detalhe importante: segundo o YouTube, você só paga quando as pessoas interagem com a campanha. Se o anúncio for pulado antes de 30 segundos (ou antes do fim) você não pagará nada.

Anúncios de aplicativos

Aqui são anúncios focados para quem possui aplicativos e quer aumentar seu alcance com a plataforma do Google. Além disso, você pode promover seu negócio ou até mesmo seu aplicativo para usuários de iOS ou Android.

Após um processo rápido de configuração, seu anúncio estará qualificado para alcançar mais de um bilhão de pessoas na Rede do Google, incluindo a Pesquisa Google, o Google Play, o YouTube e milhares de outros sites e aplicativos para dispositivos móveis.

Google Ads: como funciona

Basta eu fazer o pagamento e magicamente vou aparecer para todo mundo que tem fit no mercado?

Poré, não é tão simples assim.

O Google Ads funciona como um leilão, onde os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques. O diferencial é que no Ads nem sempre a maior oferta ganha.

Além disso, o Google combina também alguns fatores de qualidade para classificar a posição dos anúncios com base em seu Ad Rank.

Entretanto, não basta pagar mais. É preciso que seu anúncio seja realmente bom!

Como o Ad Rank é composto?

De forma simples, o Ad Rank é composto por:

Índice de qualidade (IQ) X Lance (CPC máximo).

Isso quer dizer que, mesmo que os lances dos concorrentes sejam maiores do que o seu, o seu anúncio poderá se destacar caso o índice de qualidade seja superior.

Como o índice de qualidade é calculado?

O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo Google, gerando uma nota que vai de 1 à 10.

Essa nota, junto com o lance, é o que vai determinar a posição de seu anúncio para a palavra-chave e segmentação definida.

Os componentes do índice de qualidade são:

  • CTR;
  • Relevância;
  • Página de destino.

Conclusão

O Google Ads é realmente uma plataforma espetacular para ser usada em campanhas de links patrocinados. Entretanto, para uma estratégia de Marketing Digital completa, é muito importante considerar essa ferramenta como canal de aquisição de clientes.

Para você que está começando agora, tenha em mente que esse é um universo enorme. Por isso, se as campanhas forem bem planejadas e bem executadas, logo você perceberá que o Google Ads será parte fixa da sua estratégia.

Portanto, se você já está convencido de que o Google Ads pode ser um excelente canal de aquisição para sua empresa, venha até a nossa agência e tenha os melhores resultados no seu negócio.