O Marketing Digital é a estratégia que faz o seu negócio decolar.
O Google é o site mais acessado do planeta, e a ferramenta de busca mais popular na internet. Agora, imagina essa poderosa ferramenta unida ao marketing digital fazendo toda a diferença na sua empresa?
Não é segredo pra ninguém que qualquer tipo de negócio – seja uma loja ou uma empresa que vende serviços, deve ter presença no marketing digital.
Por isso, antes de realizar a compra de um produto ou serviço, qualquer pessoa sempre vai até o Google antes de efetivar a transação.
Isso acontece porque o Google é o site mais acessado do planeta, e a ferramenta de busca mais popular na internet!
Portanto, entendemos que quem domina a web é o Google e é por meio de seus algoritmos que serão definidas as páginas de baixa e de alta qualidade.
Podemos colocar como exemplo empresas que buscam incrementar as vendas online e procuram fazer com que seus clientes facilmente as encontrem através das buscas via Google.
Para isso, é preciso que seus sites ou blogs estejam bem posicionados – ou “rankeados”
– na ferramenta, pois a pessoa ou empresa que procura por um produto ou serviço através do Google, precisará utilizar palavras-chave no campo de busca.
Incluir palavras-chave, gerar links externos e criar o blog é a receita de sucesso? Errado!
O que é falado com simplicidade e defendido por muitos especialistas já é obsoleto.
E mais:
Muitas vezes, não nos damos conta de como começamos a utilizar os recursos do Google para implementar novas estratégias de marketing em nossas empresas ou negócios.
Quando as Diretrizes do Google são entendidas, observa-se que o Google faz diferentes exigências para cada tipo de site, porém, classifica como páginas de baixa qualidade aquelas que não possuem autoridade, especialidade e confiança.
Caso não possua estes três elementos, esqueça qualquer estratégia e contente-se apenas em estar no final das páginas.
Para evitar que o Google frustre as estratégias de sua empresa, atente-se em:
Especialidade:
O Google necessita saber cada vez mais sobre o fundador do site. Um mini CV ajuda muito a falar sobre o autor e até mesmo quais são os objetivos do site.
Se for um profissional liberal, que entende de determinado assunto, isso deve estar relatado.
Em alguns casos, por exemplo, se for um site de e-commerce, deve deixar claro qual é o objetivo,
seja ele especializado em multimarcas ou mesmo algo nichado, como canecas personalizadas para super heróis.
E para quem acha que especialidade do autor ou do site seja a única em jogo,
engana-se: links externos, referenciando o autor ou blog, ajudam ainda mais.
E como fazer isso? Muitas empresas contratam agências de PR ou de comunicação para destacar a especialidade da empresa em sites.
Autoridade:
- Como a empresa se posiciona com seus objetivos, dentro de seu site ou em externos?
- Como é o conteúdo gerado para informar sobre os seus produtos?
- Quem lê sobre este conteúdo e quem concorda com eles? Qual é este engajamento?
Estas e outras dezenas de perguntas são feitas para testar a autoridade das empresas.
Nos dias de hoje, percebe-se que muito tem se investido em conteúdo. Mas que são de qualidade? São pesquisas pesquisas sérias?
Por isso, os índice de perguntas e respostas, sendo elas em reclamações, estão em constante avaliação.
Confiança:
Desde 2018, o Google vem potencializando a fiscalização em sites que utilizam meios de pagamento.
Se o site ou plataforma são seguros para comprar determinado produto
Caso seja uma empresa prestadora de serviço, como está a reputação da marca na internet, redes sociais ou mesmo imprensa?
Interpretar as diretrizes do Google e acompanhar as suas atualizações podem contribuir para que empresas se sobressaiam mais do que as outras que estão no mercado e ainda investem em estratégias obsoletas.