Guia definitivo para se destacar no Marketing Digital

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Guia definitivo para se destacar no Marketing Digital – DesignLab

11 de abril de 2024
Designlab

Aprenda a destacar a sua empresa no Marketing Digital.

Sabia que o total de usuários que a internet tem hoje em dia é algo em torno de 3,4 bilhões de pessoas? Isso equivale aproximadamente 40% de toda a população do mundo! E é por isso que o Marketing Digital só cresce.

E, em relação ao Brasil os números ficam ainda mais interessantes.

De acordo com uma Pesquisa Brasileira de Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira, o brasileiro passa em média 4h59min por dia ligado na internet.

Isso é mais tempo do que a média gasta com TV ou rádio no país.

Resumindo: com tanta gente de olho no que acontece nas redes sociais e procurando informações direto no Google,

não é de se admirar que o ambiente digital seja o melhor para a sua empresa estar.

E como ganhar destaque por ali? Através do Marketing Digital.

O que é marketing digital?

Marketing digital é uma extensão do marketing que envolve ações dentro do ambiente digital.

E isso vai desde sites, blogs, redes sociais, aplicativos para smartphones, até vídeos do Youtube, emails…

Enfim, praticamente tudo que envolve internet.

Porém, se engana quem acha que o marketing digital é algo novo e que ainda está em fase experimental.

Em 1986 foi criado o primeiro software de gestão de dados digital da história.

Já na década de 90, ocorreu um aumento pesado do investimento na criação e venda de sistemas para aprimorar o contato das empresas com os funcionários e os clientes através do ambiente digital.

E, nos anos 200 o Google já dava comandava a web e começaram a surgir as primeiras grandes redes sociais.

Vantagens do marketing digital:

Justamente por rodar em um mundo online, o marketing digital surge com várias características positivas em comparação com os formatos de marketing offline.

Por exemplo, por não lidar com impressão em papel ou veiculação em grandes emissoras, o processo de produção do marketing digital é mais rápido.

Além disso, o marketing digital também ganha pontos por ter um sistema de acompanhamento de resultados mais preciso do que o de qualquer meio offline.

E mais: se algo der muito errado ou muito certo em sua campanha, é possível fazer correções ou aperfeiçoamentos com ela ainda em andamento.

Por isso, o marketing digital é a melhor maneira de aumentar a visibilidade da sua marca e gerar novos negócios.

Aquisição de tráfego:

Então você gostou do marketing digital, colocou seu primeiro projeto online e agora precisa trazer visitantes para ele. Como fazer isso?

Para gerar acessos no seu site, existem duas opções: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

O orgânico é aquele que não exige pagamento para ser feito. Por exemplo, quando as pessoas chegam até um blog apenas com uma busca pelo Google.

Já o pago é o contrário: uma quantia precisa ser investida para que anúncios e posts sejam impulsionados, alcançando mais pessoas do que o orgânico conseguiria.

E existe um tipo que é melhor? Na verdade não.

Tanto o tráfego orgânico quanto o pago têm seus prós e contras e por isso,

boa parte das marcas que fazem sucesso na web acabam atraindo visitantes com os dois tipos.

Gerar conversões:

Claro que existem estratégias de marketing digital nas quais o mais importante é só aumentar a quantidade de gente acessando um certo endereço da rede.

Porém, em boa parte do tempo, o que interessa mesmo é converter esses usuários em clientes.

Ademais, em uma estratégia de marketing digital, a conversão de visitantes em clientes é feita com conteúdos que esclarecem as dúvidas e objeções do seu público-alvo.

Sendo assim, eles se sentirão mais preparados para comprar o seu produto na hora certa.

Marketing de conteúdo:

Através do marketing de conteúdo, sua empresa consegue atrair e conquistar clientes de uma maneira bem mais simples e inteligente do que no marketing tradicional.

Tudo isso através da criação de conteúdos– posts para blogs, e-books, podcasts, vídeos, etc –

que sejam úteis para o usuário e o que o levem a confiar e a se interessar pela sua marca, seus produtos e serviços.

Mas como isso funciona na prática?

Cada cliente até chegar a decisão de compra passa por um processo conhecido como a Jornada do Cliente.

Ela é dividida em 4 partes:

Aprendizado e descoberta

Sintomas de um problema ou de uma oportunidade são expressados e, por isso, conteúdos educativos como e-books básicos e tutoriais são acessados;

Consideração da solução

O problema ou a oportunidade já são conhecidos e definidos. Além disso, a busca por conteúdos nessa fase se concentra em entender mais sobre as soluções para o problema ou como aproveitar a oportunidade. Materiais como e-books avançados e guias são os mais recomendados.

Decisão de compra

A estratégia da melhor solução foi definida e depoimentos que ajudem a tomar a decisão de qual fornecedor escolher são procuradas em materiais como cases de sucesso e testes gratuitos podem ajudar.

Ação

Nessa última etapa, a compra do produto ou serviço é realizada, colocando um fim no problema.

Portanto, sabendo dessas etapas é possível construir um conteúdo mais atrativo, no momento ideal para a pessoa certa.