Integração de canais ajudam a fortalecer campanhas!

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Integração de canais ajudam a fortalecer campanhas!

18 de abril de 2018
Designlab

Conteúdos relevantes e integrados são fundamentais para efetividade nas campanhas

Estudo ADReaction 2018 traz dicas de como obter sucesso nas campanhas com conteúdos relevantes e integrados.

A adaptação do conteúdo para diversos canais e sua integração são um dos cinco princípios básicos para uma campanha multimídia de sucesso.

Isso é o que garante a nova edição do ADReaction – A Arte de Integração da Kantar Millward Brown.

O estudo aponta que as campanhas com conteúdo adaptado para os canais são quase 60% mais funcionais.

O estudo mostrou que os consumidores estão conscientes da fragmentação das mídias.

Como resultado, aponta que hoje em dia, mais de 80% dos brasileiros consegue identificar publicidade melhor do que em três anos atrás.

Já 45% dizem que campanhas publicitárias em mídias distintas os ajudam ainda mais a lembrar da marca.

Além disso, a última edição do estudo buscou entender como ampliar o impacto de marcas e campanhas multicanais sobre o princípio básico de cinco princípios chave:

  • Integração;
  • Ideia;
  • Criatividade;
  • Canais;
  • Customização.

Integração:

Os profissionais de marketing precisam ter atenção entre ter uma ideia e se isso vai gerar uma percepção clara.

Quase 90% dos profissionais também afirmam desenvolver campanhas integradas, sendo que menos de 80% dos brasileiros percebem essa integração.

Em escala global, menos de 60% dos consumidores tem percepção sobre a integração.

Portanto, uma das dicas para uma melhor percepção da marca é combinar elementos criativos:

  • Logotipo;
  • Celebridades;
  • Mesmo locutor;
  • Mesma hashtag e etc.

Isso ajuda a marca a ter mais impacto na campanha.

Ideia:

Campanhas com uma criatividade forte são quase 65% mais eficientes, se comparadas com campanhas sem conteúdos criativos.

Por isso, é essencial para a arte de integração uma plataforma sólida, investir no desenvolvimento criativo das peças publicitárias.

Integração de canais ajudam a fortalecer campanhas!

Criatividade: 

O estudo comprovou uma alta correlação entre:

1- A relação total de uma campanha e uma média de agradabilidade & o total de uma campanha e todos os seus criativos testados .

O que significa que cada criativo em uma campanha conta para que essa mesma campanha seja de fato eficiente para gerar uplift de marca.

Mesmo com um a forte integração e uma ideia genial, campanhas podem falhar no seu engajamento com o consumidor.

Porém, aplicando elementos criativos, a campanha tem mais chances de ser positiva.

Canais:

Todas as mídias podem atingir objetivos na construção da marca.

Por isso, definir o papel de cada mídia, de forma que o canal trabalhe com agilidade para a marca é essencial para maximizar o ROI.

Customização:

Campanhas com quatro ou mais canais, integradas e customizadas individualmente em cada canal, foram 26% mais eficientes em gerar Uplift da marca.

Mídias ajudam a aumentar a eficiência da campanha se os canais trabalharem juntos e forem customizados e integrados.

O estudo ainda revelou que mesmo que todas as mídias se beneficiem da integração do conteúdo com o mix de mídia, TV e Online Vídeo.

Como resultado, acabam trabalhando ainda melhor para a marca quando bem integrados e com uma criação customizada.

Na integração entre os canais, estamos falando na concentração das ações desenvolvidas em marketing de performance.

Sobretudo, desde o acesso aos indicadores e gestão das campanhas até o seu planejamento.

Em conclusão:

Isso permite identificar o caminho traçado pelo cliente até a conversão, afinal, é preciso deixar claro que nem sempre a compra acontece na primeira interação com a marca, por isso ter um visão geral vai te ajudar a encontrar formas de manter o cliente em constante contato com a marca.

O maior problema da falta de interação dessas pontas é a dificuldade que empresas pouco preparadas têm em analisar com precisão dados dispersos e traçar metas sem um escopo global definido.

A integração no marketing e vendas torna o controle da empresa mais ajustado, otimizado e fornece gráficos de performance muito mais úteis para a criação de estratégias de mercado.