Conteúdos relevantes e integrados são fundamentais para efetividade nas campanhas
Estudo ADReaction 2018 traz dicas de como obter sucesso nas campanhas com conteúdos relevantes e integrados.
A adaptação do conteúdo para diversos canais e sua integração são um dos cinco princípios básicos para uma campanha multimídia de sucesso.
Isso é o que garante a nova edição do ADReaction – A Arte de Integração da Kantar Millward Brown.
O estudo aponta que as campanhas com conteúdo adaptado para os canais são quase 60% mais funcionais.
O estudo mostrou que os consumidores estão conscientes da fragmentação das mídias.
Como resultado, aponta que hoje em dia, mais de 80% dos brasileiros consegue identificar publicidade melhor do que em três anos atrás.
Já 45% dizem que campanhas publicitárias em mídias distintas os ajudam ainda mais a lembrar da marca.
Além disso, a última edição do estudo buscou entender como ampliar o impacto de marcas e campanhas multicanais sobre o princípio básico de cinco princípios chave:
- Integração;
- Ideia;
- Criatividade;
- Canais;
- Customização.
Integração:
Os profissionais de marketing precisam ter atenção entre ter uma ideia e se isso vai gerar uma percepção clara.
Quase 90% dos profissionais também afirmam desenvolver campanhas integradas, sendo que menos de 80% dos brasileiros percebem essa integração.
Em escala global, menos de 60% dos consumidores tem percepção sobre a integração.
Portanto, uma das dicas para uma melhor percepção da marca é combinar elementos criativos:
- Logotipo;
- Celebridades;
- Mesmo locutor;
- Mesma hashtag e etc.
Isso ajuda a marca a ter mais impacto na campanha.
Ideia:
Campanhas com uma criatividade forte são quase 65% mais eficientes, se comparadas com campanhas sem conteúdos criativos.
Por isso, é essencial para a arte de integração uma plataforma sólida, investir no desenvolvimento criativo das peças publicitárias.
Criatividade:
O estudo comprovou uma alta correlação entre:
1- A relação total de uma campanha e uma média de agradabilidade & o total de uma campanha e todos os seus criativos testados .
O que significa que cada criativo em uma campanha conta para que essa mesma campanha seja de fato eficiente para gerar uplift de marca.
Mesmo com um a forte integração e uma ideia genial, campanhas podem falhar no seu engajamento com o consumidor.
Porém, aplicando elementos criativos, a campanha tem mais chances de ser positiva.
Canais:
Todas as mídias podem atingir objetivos na construção da marca.
Por isso, definir o papel de cada mídia, de forma que o canal trabalhe com agilidade para a marca é essencial para maximizar o ROI.
Customização:
Campanhas com quatro ou mais canais, integradas e customizadas individualmente em cada canal, foram 26% mais eficientes em gerar Uplift da marca.
Mídias ajudam a aumentar a eficiência da campanha se os canais trabalharem juntos e forem customizados e integrados.
O estudo ainda revelou que mesmo que todas as mídias se beneficiem da integração do conteúdo com o mix de mídia, TV e Online Vídeo.
Como resultado, acabam trabalhando ainda melhor para a marca quando bem integrados e com uma criação customizada.
Na integração entre os canais, estamos falando na concentração das ações desenvolvidas em marketing de performance.
Sobretudo, desde o acesso aos indicadores e gestão das campanhas até o seu planejamento.
Em conclusão:
Isso permite identificar o caminho traçado pelo cliente até a conversão, afinal, é preciso deixar claro que nem sempre a compra acontece na primeira interação com a marca, por isso ter um visão geral vai te ajudar a encontrar formas de manter o cliente em constante contato com a marca.
O maior problema da falta de interação dessas pontas é a dificuldade que empresas pouco preparadas têm em analisar com precisão dados dispersos e traçar metas sem um escopo global definido.
A integração no marketing e vendas torna o controle da empresa mais ajustado, otimizado e fornece gráficos de performance muito mais úteis para a criação de estratégias de mercado.