Saiba como a inteligência artificial tem sido usada no marketing digital
A inteligência artificial anda evoluindo bastante! Por isso, já é possível integra-la em muitas atividades do nosso dia a dia.
Além disso, por suas incríveis possibilidades, ela tem recebido atenção de diversas indústrias, incluindo a de marketing.
Aliás, a inteligência artificial e marketing já estão caminhando lado a lado.
Mas como essa parceria funciona? O que ainda está por vir?
Agora vai ficar mais fácil ainda entender que inteligência artificial é uma boa adição à sua estratégia de marketing.
Por isso, vamos te mostrar exemplos práticos de como isso já tem sido feito:
Adivinhar o comportamento do consumidor
Já é possível rastrear praticamente todos os passos de um consumidor pela rede, o que permite uma marca mapear seu comportamento e prever suas próximas ações.
Além disso, essas informações podem ser usadas para criar mecanismos que se encaixem exatamente nesse tipo de comportamento e aumentem as chances de conversão.
Automação do atendimento
Já ouviu falar dos chatbots do Facebook, que ajudam a automatizar o atendimento ao público?
Essa é apenas uma das ferramentas de automação do atendimento que estão sendo exploradas por meio da inteligência artificial, mas já nos dá uma boa noção de como isso funciona.
O mercado está cada vez mais competitivo e buscando atendimento instantâneo, por isso, automatizar parece ser uma solução viável.
Automação do gerenciamento
Estar monitorando diversas redes ao mesmo tempo, usando cada uma de acordo com seus próprios costumes e “regras” pode ser um verdadeiro desafio.
Por isso, já existem aplicativos, como o Instagresss, que vão muito além do já conhecido agendamento de postagens: comentam e curtem publicações, seguem e deixam de seguir outros!
Recomendações personalizadas
As pessoas amam receber recomendações de qualidade e consumir conteúdo personalizado para suas necessidades e desejos.
Isso é possível apenas por meio de uma curadoria detalhada.
Por conta de tantos algoritmos de análise que já existem, essa curadoria pode ser feita inteiramente por um sistema.
Um exemplo claro é o sistema de recomendações da Netflix, que usa os dados de consumo dos usuários como base para indicar novos programas e apresentar seu catálogo.
Mecanismos de busca
Os mecanismos de busca também estão investindo pesado no uso de inteligência artificial a fim de criar experiências de busca mais completas e precisas para os usuários.
A última atualização de algoritmo do Google, por exemplo, se chama RankBrain e é baseada em IA para determinar as intenções de busca das pessoas.
Visto que aprende sozinho, sem a ajuda de humanos, o sistema consegue refinar as buscas e encontrar resultados mais exatos em bem menos tempo, sem necessidade de trabalho humano.
Precificação de produtos
Errar na hora de precificar pode significar uma perda grande de lucros!
E isso pode afetar diretamente o desempenho de um negócio ao longo do tempo.
Felizmente, há ferramentas que ajudam a definir os preços de forma automática, comparando esses vários fatores entre si para determinar dinamicamente qual o melhor preço de cada um.
Reconhecimento de fala
Se você já usou assistentes virtuais como Siri e Cortana ou ferramentas como o tradutor por reconhecimento de voz do Skype, ou pesquisou o nome de uma música pelo Shazam, já sabe que essa tecnologia é real.
Esses sistemas conseguem captar exatamente o que você diz!
Após isso, traduzem a mensagem rapidamente para outro idioma ou atender o pedido que você fez no Smartphone.
Reconhecimento de linguagem
Além do reconhecimento de fala, existe o reconhecimento de linguagem, que vai ainda um pouco além.
Se trata de uma tecnologia que entende não apenas o que você diz, mas também o que você quer saber.
Se mesmo os humanos às vezes encontram desafios em entender o que outros querem dizer, é bem impressionante que uma máquina consiga perceber isso.