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Aproveitando ao máximo o Marketing de Conteúdo

28 de julho de 2017
Designlab

O marketing de conteúdo contribui substancialmente para o modelo de comunicação entre empresa-cliente.

Você sabia que 42% dos profissionais de marketing B2B acreditam que o marketing de conteúdo é efetivo ou muito efetivo? E o que isso nos mostra?

A efetividade do marketing de conteúdo, sendo uma prática concreta na geração de resultados, atraindo pessoas interessadas, convertendo-as em leads e nutrindo-as no funil de vendas até se tornarem clientes.

Você não sabe por onde começar? Como extrair o melhor dessa prática? O que é preciso ter para alcançar bons resultados? Nós vamos te ajudar!

marketing de conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo?

“Uma estratégia focada em criar e distribuir conteúdo consistente, relevante e de valor que atraia e retenha uma audiência definida – e que, fundamentalmente, conduza a ação de compra.”

É a parte fundamental para a atração e conversão das pessoas aos produtos e serviços de uma empresa. Essa prática visa fornecer uma maneira de distribuir conteúdo relevante e informativo para as pessoas, disseminando não apenas a marca de uma empresa, mas estabelecendo uma relação positiva de troca.

É comum ver erros básicos na utilização do Marketing de Conteúdo. Contudo, entre os fatores que levam ao erro, destacam-se falta de tempo para se atualizar profundamente, equipes pequenas e multifuncionais, falta de budget e, claro, a pressão por resultados e curtos prazos.

Se compararmos com o que era feito antigamente, o consumidor recebia um incentivo (seja panfletos, publicidade na tv ou radio, entre outros), comprava o produto e sua relação se encerrava ali. A mudança que vemos hoje se dá nas ferramentas utilizadas e canais de compartilhamentos, que com a Internet evoluíram significativamente.

Nós da DesignLab vamos te dar 3 passos para extrair e aproveitar o melhor do marketing de conteúdo.

marketing de conteúdo

Passo 1 – Conteúdo para topo do funil

Nessa primeira etapa os prospects vão tomar conhecimento de um problema resolvido por seus produtos ou serviços. Por isso, é necessário pensar que uma pessoa está pensando em adquirir seu produto ou serviço. Por isso, o conteúdo desenvolvido para o topo do funil traria noticiais, matérias, ideias, usabilidades, etc. Todas essas informações podem atrair a pessoa para o seu funil de vendas. Ela pode vir a se tornar seu cliente, mesmo não fazendo a compra no primeiro momento. Há alguns formatos de conteúdo que costumam ser usados para atrair mais resultados, como por exemplo, artigos, listas e checklists.

Passo 2 – Conteúdo para meio do funil

Seu relacionamento com o cliente potencial já começou. É nesse momento que você vai mostrar ao cliente potencial como seus produtos e serviços podem ajudá-lo a resolver seus problemas. Por isso, recomendamos estudos de caso, posts no blog sobre os produtos/serviços e vídeos. Além de E-mail marketing, avaliações e testemunhos e FAQS.

Passo 3 – Conteúdo para o fundo do funil

Agora que o cliente já conhece seus produtos e serviços e reconhece a importância deles,é a hora de convencê-lo a efetuar a compra. No fundo do funil, o lead vai entrar em contato para pedir as últimas informações. Por isso, fique preparado para ter várias ofertas como testes gratuitos, demonstrações, consultas e orçamentos.

Esperamos que essas dicas básicas possam te ajudar! Em um próximo post, vamos trazer para você as 6 etapas para criar conteúdo de qualidade.

Portanto, não deixe de acompanhar.

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