Descubra a diferença e a relação de Mídias Sociais e Marketing Digital.
Da mesma maneira que são levantadas muitas dúvidas sobre a diferença entre publicidade e propaganda, existe também uma necessidade de esclarecer a diferença entre o Marketing Digital e Mídias Sociais.
Muitos profissionais pensam trabalhar com Marketing Digital, enquanto, basicamente gerenciam páginas no Facebook e perfil no Instagram.
Por isso vamos falar sobre esse assunto.
Como funciona a Mídia Social?
A mídia social vem para fazer uso total das possibilidades ofertadas pelos novos meios de comunicação e interação que a internet proporciona.
Nos estamos falando das mídias mais presentes no nosso dia-a-dia que são:
- Instagra
- Linkedin.
Por isso, elas se tornaram opção para novas interações e atuações entre marcas, produtos, serviços, personalidades além de seus públicos distintos.
Consequentemente, a mídia social se torna parte do grande contexto que é o Marketing Digital.
Do que se trata o Marketing Digital?
Portanto, definir que o marketing digital existe para promover e sustentar produtos e serviços, fazendo uso de todos os canais digitais possíveis.
Aqui incluímos a internet, a TV, o rádio e até mesmo painéis digitais de rua.
Principalmente no que se refere à internet, envolve-se a mídia social, publicidade em mercados e plataformas virtuais:
- YouTube
- Google Play
Além do trato com o E-mail Marketing.
Mas vale ressaltar que o marketing digital não se prende a internet.
O que não se aplica às redes sociais, uma vez que sua atuação e influência ultrapassam os limites da tela do celular e de computadores.
É só entender que uma campanha de marketing digital segue pelos meios de comunicação convencionais e não convencionais.
Como trabalhar com os dois em conjunto?
A mídia social é uma parte importantíssima de uma estratégia de marketing digital.
Por três razões importantes:
- Custo-benefício: o espaço na internet para publicar conteúdo é gratuito, e o custo para divulgar links em destaque em páginas e mecanismos de busca baixo;
- Visibilidade: pela internet, você tem acesso facilitado a todo um público interessado no seu negócio;
- Métricas: as mídias sociais possuem mecanismos precisos de mensuração de acessos e o estudo e documentação deles permite ajustar sua estratégia.
Quando a Mídia Social tem lugar no Marketing Digital?
A mídia social é peça chave em estratégias que envolvem Inbound Marketing.
Espaço essencial para educar potenciais clientes que estão no topo do funil de vendas por meio da difusão constante de conteúdo relevante.
Elevando a presença digital de sua empresa, sua visibilidade e sua autoridade junto a mecanismos de busca.
Porém, as mídias sociais não são uma abordagem muito eficiente para mercados caracterizados por vendas complexas.
Essa estratégia não oferece profundidade o suficiente para caracterizar esse processo!
Geralmente tratando-se de serviços de maior importância ou de produtos em modelo B2B (Business to Business).
Percebeu que marketing digital e mídia social são duas coisas diferentes?
Você não apenas pode, como deve incorporar a mídia social a seu marketing digital.
Mas não deixe de lado os outros veículos de marketing que as tecnologias digitais proporcionam!
Para ter uma estratégia completa, SEO, AdWords, e-mail marketing, um conteúdo de qualidade nas mídias sociais e boa mensuração são partes complementares.