Marketing Digital: o "fim" das curtidas no Instagram

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Marketing Digital e o “fim” das curtidas no Instagram

29 de julho de 2019
Designlab

O Instagram ocultou a contagem de curtidas e visualizações de vídeos nas publicações dos usuários. Mas o que isso influencia no Marketing Digital?

Agora, somente o dono do perfil poderá ver o número total em suas publicações.

Sobretudo, o Instagram justificou a medida como uma tentativa de “ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais nas suas histórias”.

Além de diminuir a competição por popularidade dentro da plataforma,

além de ajudar a melhorar a saúde mental dos usuários.

A intenção da rede social parece realmente boa!

A plataforma garante que a restrição deve tirar a pressão de cima do usuário e deixar o ambiente menos competitivo.

Porém, a internet está dividida entre os usuários que não gostaram da possibilidade de ter sua quantidade de curtidas escondidas e aqueles que adoraram a ideia de postar suas fotos sem ligar para isso.

Mas agora, quem poderá influenciar digitalmente?

Um novo cenário pede novas medidas.

Por isso, para suprir a carência de curtidas e continuar agradando sua audiência,

os usuários precisarão se dedicar à criação de conteúdos mais relevantes,

autênticos e que realmente tenham impacto sobre as outras pessoas.

Existem dois caminhos possíveis:

Gerar um feed recheado de conteúdo criativo, inspirador, motivador, e tudo de bom,

ou uma manada de usuários migrando para outras redes sociais em que seja possível ter um contador público de curtidas.

No caso dos artistas, é um tema ainda mais delicado.

Isso porque por mais que um artista seja um ótimo produtor de conteúdo e tenha uma comunidade forte, os números sempre falam alto.

Então é natural que as medidas de engajamento sempre tenham um papel forte na busca desse artista por um lugar de maior destaque em seu cenário.

Porém, a ocultação das curtidas vai ser muito bom e benéfico para todo mundo:

  • Vai diminuir a angústia gerada pela comparação com outros do mesmo nicho e pela busca do feed perfeito em declínio do foco na autenticidade. Também haverá menos insegurança e autocensura para publicar conteúdos;
  • Os empresários e profissionais de marketing serão incentivados, junto aos artistas, a focar mais em qualidade, em contar grandes histórias, além de buscar identidade e personalidades únicas que permitam se conectar mais com os seguidores;
  • Os fãs também prestarão mais atenção no conteúdo, e isso, muitas vezes, significa seguir um artista pelo seu conteúdo e não por sua popularidade;
  • Há maior chance dos produtores de eventos também valorizarem mais o conteúdo ao escolher um artista e não se basear pelo número de curtidas que, às vezes, é inflacionado por contas fakes.

É tudo uma questão de relevância

O Instagram sabe muito bem que o negócio de influência digital gera muito dinheiro!

As curtidas “escondidas” do grande público podem dificultar a vida das marcas que tendem a escolher influenciadores no Instagram de acordo com suas taxas de engajamento e alcance.

Além disso, as marcas também devem seguir para um caminho em que outras métricas serão mais importantes do que as curtidas.

Como por exemplo a quantidade de vezes que uma imagem é salva,

a quantidade de impressões de uma publicação e o número de visualizações dos stories, por exemplo.

Além disso, os stories nunca tiveram curtidas públicas e sempre foram um sucesso no Instagram,

principalmente quando o conteúdo é interessante, divertido e sincero.

No fundo, as curtidas sempre foram uma moeda falsa! Isso porque a quantidade de bots e contas falsas preenchem facilmente esse número.

Fato é que vivemos em uma época em que uma foto de ovo ganhou um número recorde de curtidas no Instagram.

Há quem diga que foi uma forma de protesto e crítica à busca incessante por curtidas. Será mesmo?

Porém, a sua saúde mental com certeza vai agradecer pelo fim dessa disputa desesperada por curtidas.