O marketing digital vive um momento de grande transformação que abrange desde questões de segurança a novos formatos de conteúdo.
Mudanças dramáticas ocorreram no mercado de dados em todo o mundo ao longo de 2018 com a formalização de leis de proteção de dados e mudanças no comportamento do consumidor, que se torna cada vez mais conectado e adepto às relações simbióticas entre realidade e mundo virtual. Essa nova realidade deve tornar a indústria da inovação ainda mais forte.
Portanto, novas oportunidades tecnológicas estão ao alcance de empresas e seus consumidores.
Por isso, confira os principais motores da mudança no marketing digital para 2019:
Regulamento geral de proteção de dados
Em 2018, a União Européia (UE) anunciou um conjunto abrangente de mudanças em suas leis para determinar como os dados dos consumidores são processados, armazenados e protegidos.
As novas regulamentações de longo alcance repercutiram pelo mundo.
No Brasil, também foi sancionada uma nova legislação que define como os dados dos cidadãos podem ser coletados e tratados, prevendo punições para transgressões.
Todas essas mudanças devem afetar ainda mais as ações de marketing digital em 2019 a nível global.
Privacidade
Casos de violação de dados têm tomado conta dos noticiários e as revelações não são boas.
Soubemos de acusações recentes contra gigantes da tecnologia, incluindo o Facebook, o Google e a Amazon.
Os índices de aprovação e a credibilidade destas empresas foram prejudicados.
Elas têm agora um foco intenso no que diz respeito aos abusos acerca da privacidade do consumidor,
potencial evasão fiscal e pegadas corporativas.
Olhando para o futuro, as mudanças que devem ocorrer a partir de 2019,
vão permitir que os líderes do setor explorem e implementem maneiras diferentes de controlar os dados de usuários compartilhados com anunciantes,
garantindo que eles ofereçam ofertas confiáveis no mundo todo.
Inteligência artificial
A Inteligência Artificial e o Machine Learning estão proporcionando aos profissionais de marketing a capacidade de entregar mensagens relevantes e personalizadas diretamente aos consumidores.
A IA fornece uma visão poderosa do comportamento do cliente,
resultando em uma segmentação por público e planejamento de campanhas altamente precisos.
Como resultado, o gasto com mídia pode ser otimizado.
Somente aqueles com recursos avançados de publicidade computacional serão bem-sucedidos,
por isso é hora de garantir que seus próprios esforços de IA sejam tão poderosos e benéficos quanto possível.
Tecnologia visual e de voz
Um dia, a pesquisa de texto em buscadores on-line já foi considerada uma tecnologia inovadora.
Atualmente, a pesquisa de dados foi superada pela pesquisa visual e por voz.
De acordo com o Gartner, aqueles que redesenharem seus sites para dar suporte a buscas visuais e por voz e fornecerem experiências mais interativas e envolventes terão um aumento de até 30% nas receitas do comércio digital até 2021.
Quando você é capaz de dar aos compradores a informação instantânea em micro momentos,
o resultado é incrivelmente valioso para ambas as partes.
Afinal, um consumidor envolvido é um consumidor lucrativo.
Anúncios em vídeo
A demanda do consumidor por vídeo tornou-se grandiosa e, como resultado, os Private Marketplaces (PMPs) devem observar grandes ganhos com publicidade em vídeo este ano.
Os anunciantes estão ansiosos para fornecer anúncios premium no formato em sites de alta qualidade,
com ênfase em publicidade dentro dos aplicativos. A popularidade do vídeo cresceu rapidamente e se fortaleceu:
o gasto com publicidade digital em dispositivos móveis aumentou quase 20% no segundo trimestre de 2017 e surpreendentes 46% no segundo trimestre de 2018.
Os gastos não param com os dispositivos móveis.
A TV conectada e over-the-top TV (entrega de conteúdo de filmes e TV via internet, sem exigir que os usuários assinem um serviço tradicional a cabo ou satélite) tem agora uma demanda crescente.
Todos os sinais apontam para um crescimento constante de gastos com anúncios em vídeo em 2019.
Anúncios dentro das empresas
À medida que as marcas dedicam mais esforços à proteção e ao gerenciamento de dados do consumidor,
muitas delas devem transferir a compra de mídia para dentro de casa.
Portanto, à medida que mais operações baseadas em nuvem e soluções de Inteligência Artificial estiverem disponíveis,
essa movimentação deve ficar mais gerenciável do que nunca.
Embora existam muitos benefícios – como economia de tempo e custo, sem mencionar o controle e a proteção de dados preciosos do cliente –
quando você pensa no tempo de retorno das agências, isso sem mencionar as cobranças às vezes chocantes,
trabalhar com anúncios “em casa” pode ser um golpe para muitos.
Dados omnichannel
Os varejistas e as marcas estão fazendo parcerias para manter seus relacionamentos lucrativos com os consumidores.
Isso significa que, quando as gigantes da tecnologia protegem notoriamente os dados do consumidor que desejam compartilhar com as marcas, os parceiros de varejo são muito mais promissores.
Na verdade, eles agora estão lucrando com a propriedade do relacionamento com o cliente, compartilhando dados de ponto de venda (PDV) e inventário em tempo real com as marcas.
Portanto, isso fornece acesso oportuno a informações que podem ser incrivelmente valiosas ao planejar promoções e eficiências operacionais.
Além disso, o resultado é positivo para marcas, varejistas e consumidores, que obtêm os melhores produtos e os melhores preços.