Aprenda mais sobre Marketing Digital.
Antes de mais nada, Marketing Digital não existe sem marketing.
Existem estratégias e ações específicas para o ambiente online, mas tudo parte de conceitos comuns ao ambiente offline.
Marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing que se adaptaram para funcionar nos canais que surgiram na internet.
Isso em outras palavras, são as ações de divulgação de empresas que vendem produtos e serviços pela internet e dispositivos digitais.
Além de ampliar o seu relacionamento com os clientes, fidelizando e aumentando a abrangência de sua marca.
Atualmente, a internet já é considerada a maior fonte de informação do mundo.
Desde que ganhou esse título, as empresas passaram a investir pesado em marketing digital e de conteúdo.
O motivo desse fenômeno ter acontecido é bastante simples.
Antigamente, um anunciante colocava uma propaganda na TV e torcia para o faturamento crescer.
Um anunciante digital sabe exatamente quantas pessoas ele impactou em uma campanha.
E todos os passos que os usuários deram no site após serem impactados.
O marketing digital é muito fácil de medir e, por isso, tem os riscos muito mais controlados.
Desde que ele se iniciou, experimentamos uma evolução sem precedentes na história da mídia.
Para se tornar uma mídia atrativa, um canal precisa de grande audiência.
E é nesse ponto que o desenvolvimento dos canais online supera qualquer outro.
O gráfico abaixo, por exemplo, mostra quanto tempo algumas mídias demoraram para atingir 50 milhões de usuários:
O mundo está mais conectado e a velocidade de propagação da informação cada vez maior.
Não dá mais para fugir do marketing digital.
Quem deve fazer marketing digital?
A resposta para essa pergunta é bastante fácil: qualquer anunciante! Seja ele pequeno ou grande, varejista ou de serviços, produtor de informação ou de bens e serviços.
Antes, o mundo era menos segmentado. As pesquisas eram mais demográficas, focadas em grandes audiências.
O público-alvo de um produto era, por exemplo, homens, de classe A-B, de 20 a 30 anos, moradores de metrópole.
Hoje em dia, esses dados demográficos que eu citei podem compor uns 15 públicos diferentes.
A televisão era e ainda é uma das grandes mídias.
Pense em uma família assistindo televisão junta. Qual era o sonho do anunciante?
Que ele conseguisse imprimir um comercial diferente para cada membro da família.
Assim ele poderia focar nas preferências individuais de cada um.
A internet permitiu isso. Você pode agora colocar um banner divulgando um serviço em um blog sobre saúde na terceira idade.
Televisão ainda é uma das principais mídias!
Por esse motivo, mesmo sendo muito pequeno, uma empresa consegue divulgar sua marca atingindo primeiro os melhores níveis de segmentação.
Quais são os objetivos do marketing digital?
O objetivo vai depender da essência do anunciante em questão.
Ele pode estar querendo gerar novos clientes, cadastros para aumentar a lista de emails ou o engajamento do site.
Um ecommerce terá objetivos de marketing digital diferentes de um software que vende assinaturas. Os objetivos de um blog, por exemplo, já serão totalmente diferentes.
Para entender um pouco melhor os objetivos do marketing digital, você precisa pensar no conceito de funil de ecommerce.
Todo processo de vendas, não importa a essência do negócio, funciona como uma espécie de funil.
Ou seja, a empresa precisa conseguir contatos e ir avançando-os para cada etapa do funil.
Como há uma perda em cada etapa, não importando a qualidade do trabalho, o diagrama acaba ficando em formato de funil. Por isso o nome dado.
Veja um exemplo de funil de negócio online:
Leads:
Usuários que mostraram interesse em algum conteúdo seu, efetuando cadastro.
Oportunidades:
Usuários que demonstraram algum interesse em efetuar uma compra!
Podem ter solicitado uma versão demonstrativa ou orçamento, feito alguma pergunta sobre o produto ou conversado no chat com atendentes.
Vendas:
Usuários que se tornaram clientes!
Geralmente o seu funil de vendas terá um grande objetivo, que é captar clientes, e objetivos intermediários:
aumentar tráfego de visitas, aquisição de cadastros e geração de oportunidades.
Como escolher o objetivo certo para o marketing digital?
Não existe um objetivo único de marketing digital.
Sobretudo, cada empresa pode variar seus objetivos de pessoa a pessoa, campanha a campanha.
Na verdade, um objetivo vai depender mais do usuário em si, do que da própria empresa.
A grande sacada aí é saber ler com alguma precisão o estágio em que o lead está.
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