Conheça a importância das redes sociais para empresas.
Segundo a MarketingSherpa, 95% dos adultos entre 18 e 34 anos segue marcas nas redes sociais, mas todas as faixas etárias apresentam percentagens acima dos 70%.
Ainda que a pesquisa tenha sido feita no mercado americano, a tendência não é tão diferente no Brasil.
O país é responsável por 10% do tempo gasto nas mídias em todo o mundo. Fica em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com a ComScore.
Hoje em dia, com o avanço tecnológico, a facilidade de acesso à internet e as mudanças na jornada do consumidor, as redes sociais são uma oportunidade de conquistar o público-alvo nos primeiros momentos, por meio de conteúdo de qualidade, informação e interatividade, sem excesso de anúncios.
Aliás, propagandas são consideradas disruptivas e há pessoas que instalam softwares específicos para bloquear anúncios.
As redes sociais são um caminho para estar presente onde o público-alvo está e contornar a situação.
É importante dizer que essa iniciativa não anula outras estratégias, como o envio de e-mail marketing e comerciais na TV.
A integração entre mídias vem ganhando mais força e é uma ótima maneira de engajar a audiência em múltiplos canais.
Quais as vantagens da presença de empresas nas redes sociais?
A importância das redes sociais para empresas pode ser percebida mais facilmente se analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias.
Veja como elas podem ser integradas:
Tráfego para o site:
As mídias sociais podem ser uma porta de entrada para o site da empresa e contribuir nas estratégias de conteúdo em um funil de marketing.
Você pode inserir links em seus posts e perfis, e posteriormente, gerar leads.
Construção de autoridade:
Publicar conteúdo de qualidade nas redes sociais é uma maneira muito eficiente de se posicionar como autoridade, o que pode ser feito por meio de vídeo aulas no YouTube, artigos no blog ou dicas no Stories do Instagram, por exemplo.
O importante é mostrar que a sua empresa entende do assunto.
O relacionamento é muito importante para a fidelização de clientes e interagir nas redes sociais é muito fácil.
Aproveite o ambiente descontraído para publicar conteúdos interessantes às personas, responder seus comentários e, até mesmo, prestar atendimento.
Além de estar presente no dia a dia do consumidor, você poderá entender necessidades, hábitos e opiniões.
Divulgação:
As mídias são uma ótima maneira de divulgar seus conteúdos.
O Twitter, por exemplo, é uma das melhores redes sociais para empresas compartilharem artigos e materiais, devido a sua praticidade e aceitação de links.
Em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn, é possível segmentar anúncios de uma maneira fantástica, levando em consideração a idade, gênero, localização e até os interesses das personas.
Em geral, o valor é baixo e os resultados costumam ser bons.
Mensuração:
Uma grande vantagem das estratégias em redes sociais é o poder de mensuração de campanhas e análise de retorno sobre o investimento (ROI). Os aplicativos e sites têm seus próprios painéis de análise.
O Google Analytics pode oferecer uma ajuda adicional na geração de insights sobre a origem da audiência, quantidade de leads e conversões.
Como utilizar redes sociais para empresas?
As redes sociais tornaram-se parte do nosso cotidiano. Uma pesquisa do Facebook demonstrou que 102 milhões de brasileiros se conectam pela plataforma todos os meses. Esse dado mostra o grande potencial dessas ferramentas.
Sobretudo, para uma empresa, não basta criar uma página ou perfil e esperar a mágica acontecer.
É preciso empenho e dedicação. As redes são dinâmicas e exigem acompanhamento.
Os consumidores usam o espaço para tirar dúvidas, avaliar depoimentos de clientes e para comparar marcas. Então, é necessário estar presente, interagir, ouvir e responder às solicitações.
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