Estratégias de marketing social para empresas.
Na matéria passada vimos o que é marketing social, como planejar ações e traçar estratégias. Hoje, veremos as formas de fazê-lo.
A diferença entre social x comercial e sobre as empresas que já trabalham com marketing social.
Agora que vocês já sabem um pouco mais sobre o marketing social, que tal considerar e investir tempo e dinheiro para planejar ações desse tipo?
Por isso, diferentemente do marketing comum, o marketing social precisa vender uma causa. Por isso, é primordial que seu público se identifique com a questão. O maior desafio enfrentado é gerar a percepção de necessidade do consumidor em relação à causa defendida.
Primeira pergunta:
- Quem é seu público? Identificar e transmitir uma mensagem simples e clara sobre o assunto do interesse do seu nicho. Portanto, além de fazer com que essa mensagem chegue ao público da forma mais simples e direta, ela acaba por gerar um sentimento ou uma atitude.
As estratégias de venda voltadas apenas para produtos/serviços já não funciona como antes. Por isso, o foco agora é no social, nos anseios e necessidades mais profundas da sociedade. O momento pede isso.
Portanto, o objetivo do marketing social é atender necessidades.
Se comprometendo com uma minoria ou maioria.
De forma a contribuir com a formação de determinados indivíduos como membros da sociedade.
Campanha da C&A apostou na mistura para incluir os consumidores em um mundo colorido.
A campanha de Dia dos Namorados do O Boticário causou polêmica e dividiu opiniões.
Por isso, indo de encontro a essa ideia, diversas companhias, pequenas, médias e grandes, desenvolvem programas especiais.
Investem em áreas como educação, saúde e direitos humanos.
Levam o conceito de negócios sociais para dentro da gestão, buscando inovação na categoria e mais consumidores engajados.
Um grande exemplo de marketing social são os que se importam com o meio ambiente. Por isso, a preocupação com os efeitos sociais e ambientais causados pelas indústrias não é mais apenas uma opção.
Mas sim um fator determinante no mercado empresarial. Se sua empresa pratica marketing verde, as chances de conquistar o público (ainda que não sejam potenciais consumidores e apenas admiradores) são maiores.
Seguindo a lógica do bom desempenho e do lucro:
Ao mesmo tempo em que promovem benefícios para as comunidades em que estão inseridos, contribuem para o desenvolvimento econômico.
“O êxito de uma campanha de mudança social depende da disposição da sociedade para adotar um determinado objetivo ou mudança, e essa disposição varia em épocas diferentes.” (KOTLER e ROBERTO, 1992, p. 12)
Por isso, as campanhas de marketing social podem ser de caráter de formação e informação.
Portanto, depende da capacidade de comunicar eficazmente a mensagem pretendida.
CONHEÇA MARCAS QUE JÁ FAZEM MARKETING SOCIAL
Por isso, empresas como Avon, Nokia e Coca-Cola já colocaram a prática em sua estratégia de Marketing.
Isso para fortalecer suas marcas e agregar valor a produtos e serviços.
Vamos ver algumas ações já feitas por outras empresas.
SACO É UM SACO –A campanha do Ministério do Meio Ambiente teve êxito ao evitar o uso de 600 milhões de sacolas plásticas em supermercados no país em 2010 (https://goo.gl/QstofZ)
CRIANÇA ESPERANÇA – Campanha de conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente (realizada em parceria com a Unesco), foi lançada em 1986, e já beneficiou mais de 4 milhões de crianças em todo o território nacional. (https://goo.gl/4Ghdg)
MCDIA FELIZ – Criado pelo Instituto Ronald McDonald, o evento é a campanha mais expressiva do país voltada às crianças e adolescentes com câncer. Desde 1988, a campanha já arrecadou mais de R$ 200 milhões. (http://mcdiafeliz.org.br/)
ADOTAR É TUDO DE BOM – Criado pela marca PEDIGREE®, o programa surgiu nos Estados Unidos, e hoje está presente no Brasil e em outros países do mundo. Por isso, a campanha pretende conscientizar as pessoas sobre a adoção de pets abandonados, mobilizando a população para a causa. (https://goo.gl/QKFGmv)
FIRST STEP – Campanha da loja Kanui, a First Step foi criada com o objetivo de arrecadar sapatos usados para pessoas carentes. Clientes aleatórios recebem caixas com instrução para envio ao Exército de Salvação, e um código dos Correios com o frete já pago para o envio do par. (https://goo.gl/Cp3Nxs)
AMBEV RECICLA – Plataforma criada pela companhia Ambev, desde 2011 o projeto contribui para o desenvolvimento de mais de 60 cooperativas em dez estados do Brasil, por isso, facilita o acesso à indústria recicladora e focando no aumento da renda dos catadores.