Memes e seu uso nas Estratégias de Marketing Digital

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Memes e seu uso nas Estratégias de Marketing Digital

14 de junho de 2017
Designlab

Figuras como Gretchen, Inês Brasil e Susana Vieira já tiveram seu espaço na TV, mas foram os memes que as eternizaram na internet e as levaram para campanhas de Netflix, Google e outros.

Eita Giovanaaa!
Ninguém sai.

memes

Se você ainda não entendeu o porquê das frases anteriores: Sabe de nada inocente!

Vamos tratar sobre a aplicação de memes no marketing digital. Para isso, precisamos entender o realmente são memes. Mas antes de qualquer coisa, vamos deixar bem explicadinho o que não são memes.

 

O que não são memes

Memes não são aquelas carinhas brancas e amarelas que expressam emoções exageradas pelas redes sociais. Essas carinhas se chamam Rage Comics. E elas podem vir a ser um meme, não significa que são. O que determina se uma Rage é um meme é o seu alcance e diferentes maneiras de espalhá-la.

Aaaaaaaaaaaaaah, então um meme é um viral?

Um meme pode ser viral, mas um viral não é um meme em si. Não confuda!
Viral é qualquer imagem, vídeo, música, ou qualquer outra peça midiática que passa vir a ser compartilhada por cada vez mais usuários se espalhando como um vírus mesmo.

Exemplo de comercial viral:

Por mais que um viral passe de pessoa para pessoa, jamais perde seu contexto original. Ele começa e acaba em si mesmo. Já o meme, não é algo que nasceu com a internet.

 

Afinal, o que é um meme?

Mesmo antes da internet, os memes já estavam entre nós. Mais precisamente desde que começamos a nos comunicar. Esse termo foi criado em 1976, pelo famoso cientista Richard Dawkins em seu best seller O Gene Egoísta. Segundo ele, o meme está para a memória assim como o gene está para a genética, ou seja, da mesma forma que a nossa constituição biológica é um resultado de terceiros (pai e mãe), nossa memória também é um resultado de informações de terceiros no contexto social, constituindo memes, uma vez que são passados de pessoa para pessoa e vão se transformando de acordo com quem recebe.

 

Como assim?

Se eu posto no Facebook uma foto minha e meus amigos acham legal ou engraçado e começam compartilhar: temos um viral. Agora, se meus amigos começam a tirar fotos deles mesmos imitando a minha: temos um meme.

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Memes no marketing digital

Com o boom das mídias sociais e o ambiente criativo proporcionado pela internet, marcas aderem ao sucesso dos memes e aproveitam para promover seus produtos, conceitos e ideias. Publicitários pegam carona no sucesso do memes  e aproveitam para associar marcas e produtos aos memes como estratégia de marketing. É Cada vez mais comum empresas investirem em estratégias de marketing que usam memes na internet para se aproximar do seu mercado consumidor.

Exemplo dessa forma de publicidade são os anúncios feitos pela empresa Loumar turismo, que não perdeu tempo e criou seus anúncios a partir da interação com os memes do momento como o “Me solta, miga”  e “Dinofauro aful”.

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A Ferrovia Eyewear, marca cearense de óculos, inovou e lançou campanha com o meme ” Juliana, meu óculos” que citamos no começo dessa matéria, “ei, coisinha vai de vagar”.

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A questão é: Quando se deve fazer o uso de memes em campanhas publicitárias?

Se a empresa ou marca passa uma imagem mais séria e tradicional, e é voltada para um público mais conservador, o uso de memes não é indicado. Já uma marca voltada para o público mais jovem, que está habituada com o meio digital, poderá obter bons resultados fazendo o uso de memes virais em suas campanhas. O uso de memes em uma campanha publicitária depende totalmente de qual público alvo pretendem atingir.

Fazer uma profunda pesquisa de mercado é o essencial para obter bons resultados antes de lançar qualquer peça ou campanha publicitária. Analisar a faixa etária, renda, nível de escolaridade entre outros fatores do público alvo de uma marca é fundamental para obter o sucesso no meio publicitário.

VÁ DEVAGAR, VIU? DEVAGAR…

Eu amo muito tudo isso. Mas, aprecie com moderação. Antes que você abuse e use da boa vontade de seu público alvo e o deixe saturado, gerando antipatia. Preserve uma boa imagem, pois existem coisas que o dinheiro não compra… E quando começar a colher o resultado, você pode abrir aquele Sorriso Colgate e voltar aqui para compartilhar o seu sucesso conosco.

E aí? Já decidiu aplicar memes nas suas estratégias de marketing digital?

Experimenta!… Experimenta!… Experimenta!…

DIGAÍ nos comentários se você lembra de algum meme que ajudou a propagar um produto ou serviço.