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Novas ferramentas do Facebook Ads que você precisa conhecer!

14 de maio de 2019
Designlab

Conheça as novidades e as novas ferramentas do Facebook Ads

O Facebook é a rede social mais popular do mundo. Atualmente, 2 bilhões de usuários, Ou mais de 20% da população do planeta tem acesso ao site.

No Brasil, a porcentagem é ainda maior: quase 70% da população usa o Facebook.

Ademais, com esse grande número de pessoas na rede social, é natural que tenha um gigantesco público alvo que tenha inúmeros interesses por produtos e serviços esteja em disputa.

Nas pesquisas de palavra-chave, o posicionamento orgânico (gratuito) está cada vez mais concorrido no mercado.

Portanto, como opção usada para alcançar grandes resultados rapidamente,

a plataforma criou o seu próprio modelo de anúncios: o Facebook Ads!

O que é Facebook Ads?

Esta ferramenta serve para veicular anúncios publicitários pagos na rede social.

Os modelos de propagandas utilizam o modelo de social advertising (Social ADS). Ela faz parte de uma estratégia de de marketing digital que conecta consumidores e marcas.

Por isso, no uso da ferramenta, o social ad usa as informações do perfil do usuário e preferências nas redes sociais para fazer a segmentação de campanhas, divulgando com menor dispersão e maiores chances de acerto.

Com o Facebook Ads não é diferente, com ele, sua empresa pode criar uma campanha detalhada para encontrar o público ideal.

Nele, também é possível gerenciar a pessoa na qual a mensagem será enviada.

A interface da plataforma pode ter anúncios de diferentes tamanhos e tipos.

Quando essas campanhas são bem planejadas, atingem o público-alvo de forma eficiente.

O modelo de Facebook Ads é pago, mas traz excelentes resultados para os anunciantes.

O ROI (Retorno sobre investimento) feito em cada campanha é considerado por 95% dos anunciantes em redes sociais como a mais lucrativa de todas as parcerias.

Por isso, optar por essa rede social é um passo para aumentar as suas vendas.

Métricas do Facebook Ads

Outro ponto fundamental para a sua empresa conseguir ter sucesso na plataforma é como Facebook Ads funciona para qualificar uma campanha e a qualidade dos anúncios. Os passos para o sucesso são:

Ação: As ações são calculadas pela decisão dos usuários em ver a propaganda:

Público: O público alvo que a campanha alcançou;

Alcance: Quantidade de pessoas alcançadas pela publicação. Existe também o alcance social, que é medido por pessoas que visualizaram o anúncio por meio de curtidas de amigos;

Cliques: Quantidade de cliques recebidas pelo anúncio;

Frequência: Média dos cliques que os usuários fizeram por anúncio;

Impressões: Quantidade de vezes que o anúncio foi exibido;

Engajamento: Quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos recebidos no anúncio;

CPC: Conhecido como “Custo por Clique” é calculado a partir da quantia gasta pelo anúncio, dividido pelo número de cliques no mesmo;

CPM: É chamado de “custo por mil impressões” o dinheiro gasto, dividido pelo número de impressões do anúncio;

Público-Alvo

A quantidade de pessoas alcançadas no patrocínio da plataforma é enorme. Assim como encontrar o cliente certo.

Nele, é possível direcionar em diferentes públicos como:

idade, gênero, idioma, formação acadêmica, relacionamento, emprego, renda, residência, afinidade étnica, geração, país, Comportamento, interesses em comum, páginas curtidas, entre outros.

Para empresas e companhias, fazer um anúncio para um público amplo é possível.

Porém, para pequenas empresas (principalmente comércios de bairro), a segmentação oferecida pelo Facebook Ads para empresas é a melhor alternativa para conseguir bons lucros gastando pouco.

Ter uma fanpage e publicações gratuitas de propagandas e conteúdos na plataforma nem sempre são suficientes para ter um maior alcance.

O Facebook Ads apresenta opções muito amplas de alcançar e monitorar esse público.

Além disso, é possível definir o investimento diário, mensal, trimestral, semestral e até anual de cada campanha.

Dicas de uso

Uma boa dica para usar a plataforma é ter um público bem definido, exemplo:

pessoas de 25 a 40 da zona sul de São Paulo, com renda per capita de R$ 4,000 e goste de carros.

Por isso, invista pouco em sua primeira campanha, já que é iniciante na ferramenta, a tentativa auxilia no aprendizado sem causar grandes prejuízos em casos de fracasso.

Faça também de duas a três campanhas diferentes com baixo investimento, assim, você pode encontrar o anúncio correto para o seu público.

A grande possibilidade de anúncios, segmentações e otimizações justificam o porque usar o Facebook Ads.

Veja também: 5 erros comuns na divulgação no Facebook e como evitá-los

Facebook ads vs Google ads

A divulgação e a ampla segmentação são as principais diferenças entre as plataformas de anúncios pagos.

O Google Ads usa de suas outras redes sociais como Youtube e Gmail e displays que aparecem sites para divulgar anúncios.

Entretanto, mesmo com uma grande quantidade de plataformas de divulgação,

muitos dos anúncios podem ser intrusivos e incorretos como: em vídeos sobre games, aparece um anúncio de cerveja.

O Facebook também tem suas redes sociais para a divulgação das campanhas, como Instagram, o Messenger e sites parceiros da plataforma.

O diferencial do Facebook Ads está na sua segmentação profunda.

Além disso, nele se pode vincular textos e fotos na divulgação direcionados a fanpage.

Pode também promover links, postagens e histórias patrocinadas, que estão disponíveis para usuários que já estão conectados à rede.

Esses são os diferenciais do porque o Facebook Ads vale a pena!

Leia também o artigo: Google Ads – Veja o que é e como funciona

Anúncios da plataforma

O Facebook Ads na prática para anunciar é complexo, não pela dificuldade, mas pela diversidade de opções disponíveis para a sua campanha. As opções são:

Imagem:

Belas imagens representam um elemento positivo para a divulgação do site.

Uma boa foto é um cartão de visitas de uma empresa de confiança.

Coleção:

Além da qualidade, o Facebook oferece quantidade. Com várias imagens em um único post, pode estimular a curiosidade dos clientes com um catálogo de produtos à venda;

Vídeo:

O meio mais querido de visualização dos usuários. Além disso, a sua empresa pode usar essa ferramenta com vídeos, sons, músicas e imagens chamativas, atraindo pessoas para sua fanpage;

Carrossel:

A alternativa reúne 10 imagens ou vídeos no mesmo anúncio, todo conteúdo é redirecionado para o link específico de cada anúncio;

Apresentação multimídia:

Use textos, sons, imagens e movimentos num modo história, de modo que encante o público, uma excelente forma de facebook ads tipos de anúncios;

Ofertas:

Compartilhe as promoções da sua loja com imagens, vídeos e carroceis para os curtidores da sua página;

Canvas:

Exclusivo para aparelhos móveis, o anunciante pode trabalhar com anúncios em tela cheia para os clientes, dando uma experiência imersiva para o público.

Além disso, o Facebook Ads Brasil oferece uma gama de possibilidades para as empresas gerarem lucro rapidamente.

O ponto fundamental é a experiência na plataforma, quanto mais você usar a ferramenta de anúncios, maiores as chances de conseguir sucesso na rede social.