Publicidade VR: Google testa formas de oferecer publicidade em realidade virtual
A Área 120, incubadora do Google para idéias experimentais, vem trabalhando num projeto experimental inusitado, publicidade VR.
Focada em desenvolvedores que buscam financiar seus aplicativos VR, a equipe começou a experimentar um formato de native ad em realidade virtual.
Sobretudo, o braço de experimentos da empresa também ganhou um website dedicado, clique aqui para conferir.
Apesar de seus preços altos, 2016 foi o ano em que vimos pela primeira vez os óculos VR tornarem-se realidade.
Consequentemente, com o lançamento de produtos bem acabados e prontos para o consumidor final.
Avaliando essa tecnologia como uma nova forma de mídia, o Google levantou algumas questões sobre o uso do VR para a comunicação:
“Como vamos trabalhar a publicidade dentro dessa plataforma e ajudar a criar experiências imersivas?
O primeiro conceito mostra um pequeno cubo 3D posicionado abaixo dos ícones da ferramenta.
A primeira ideia apresenta um cubo para usuários.
Aao tocá-lo ou observá-lo por alguns segundos, ele abre um player onde o usuário assiste e depois fecha o vídeo facilmente.
Após a exibição é disponibilizado um link para que o usuário possa acessar mais informações sobre o conteúdo.
Por isso, o trabalho centra-se em alguns princípios fundamentais:
Os formatos de anúncio VR devem ser fáceis para os desenvolvedores implementarem.
VR natives, flexíveis o suficiente para personalizar e úteis e não intrusivos para os usuários.
Se você é um desenvolvedor de VR e está interessado em testar este formato, o Google liberou um formulário para solicitar o programa de acesso antecipado.