Sem marketing a sua empresa pode falir! Saiba mais.
Somos bombardeados com diversas informações sobre marketing todos os dias. Mas será que sabemos o que de fato é essa palavra e o que ela pode representar nos dias atuais?
Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer a importância dele atualmente.
Mas antes de qualquer coisa, é de extrema importância apresentar o conceito para o leitor:
O conceito foi definido em 1967, por Philip Kotler, o autor definiu a palavra como um processo social,
que poderia ser gerenciado por indivíduos ou por grupos, assim, esse processo cuidaria da criação, da oferta e da troca de produtos de valor com outros.
O conceito daquela época ainda é muito parecido com tudo que acreditamos e praticamos hoje em dia no marketing,
mas claro com algumas adaptações, afinal, os tempos mudaram.
E as mudanças também trouxeram o processo de compra e venda um processo diferente, onde o consumidor é muito mais exigente, e tem uma oferta de mercado muito grande.
E o marketing precisou se adaptar a essa nova realidade de consumo.
Cada dia que passa o marketing consegue ganhar o seu espaço, e também ter a sua importância dentro das principais organizações!
Dentro desse conceito de marketing podemos acrescentar que a prática concentra inteligência, competitividade e estratégias para empresa.
Você sabe como se faz?
O marketing analisa o mercado, sabendo os seus pontos fracos, os seus pontos fortes, onde a ameaça se encontra, e onde também está a oportunidade.
Além disso temos a questão do branding, do logo, das propagandas e das milhares de estratégias para atender a demanda e os desejos de um consumidor mais exigente.
Ufa, já deu para perceber que o conceito é bem amplo, conseguindo abranger muitas práticas dentro dele.
E só pelo conceito conseguimos ter noção da importância, né?
A importância do marketing:
O marketing se torna tão importante, pois em tempos de retratação do mercado a ferramenta é o aliado mais importante das empresas para que o crescimento consiga ser alcançando.
Fidelizar clientes, e alcançar a rentabilidade de um negócio, seja ele qual for,
depende do marketing, e por isso ele se torna tão importante.
Ele consegue direcionar a empresa pela sua análise minuciosa do mercado,
juntamente com suas pesquisas para oferecer o produto ou serviço que atenda a demanda do mercado, e também para não cometer erros nessa mesma oferta.
Muitas pessoas ainda tem a ideia de que o marketing é somente vendas ou propagandas,
a verdade é que sim, ele trabalha com vendas e propagandas, mas seria muito simplista o resumir há isso.
Devemos sempre lembrar que as análises feitas é o ponto principal de qualquer ação para o crescimento da empresa.
Por isso, não se resume somente em vendas e propaganda, há a parte da análise que é muito importante,
mas como ela fica mais por trás dos bastidores não ganha os créditos necessários.
Essencial para qualquer negócio:
Sabemos ainda que existir a parte de marketing é essencial para qualquer negócio, seja ele pequeno, grande ou médio.
E também não importante o segmento, todo segmento ou nicho deve utilizar de estratégias para que os seus resultados sejam alcançados.
O que vai mudar aqui são as estratégias, cada segmento vão ter as suas ferramentas adequadas para a análise e também para as estratégias de mercado.
O tamanho da empresa também vai ter relação direta com tudo isso.
Mas o que queremos colocar é que até mesmo o mercadinho perto da sua casa, tem estratégias.
E acredite, ela é essencial para que ele continue funcionando e lucrando.
Todo empreendimento deve ter como base os 4 pês essenciais do marketing, que é o produto, o preço, a praça e a promoção.
Todas essas ferramentas vão descobrir o que é mais importante para a empresa, focando no produto ou serviço oferecido, e no valor, e não estamos nos referindo somente ao valor monetário!
Além disso, todos os canais de vendas e comunicação de uma empresa são feitas pelo marketing. Ressaltando mais ainda a sua importância.
Conclusão:
O marketing é tão importante e abrangente que é uma ciência presente em vários segmentos de mercado,
por isso, muito comum a palavra marketing ser associada às outras palavras. Formando uma nova área de estudo.
Temos como exemplo os termos, ‘’marketing digital’’ ‘’geo marketing’’ ‘’email marketing’’ ‘’marketing político’’ ‘’tele marketing’’ ‘’marketing multi nível’’ e muitos outros.
Todas essas áreas formaram um nicho de estudo diferente, mas todas elas tem como base tudo isso que descrevemos ao longo da matéria.
Com algumas ideias e ferramentas distintas, mas todas vindo do conceito inicial.
Clique aqui e saiba mais.
Fale com a gente via WhatsApp.