Sem marketing a sua empresa pode falir! Saiba mais.
Somos bombardeados com diversas informações sobre marketing todos os dias. Mas será que sabemos o que de fato é essa palavra e o que ela pode representar nos dias atuais?
Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer a importância do marketing atualmente.
Mas antes de qualquer coisa, é de extrema importância apresentar o conceito de marketing para o leitor:
O conceito de marketing foi definido em 1967, por Philip Kotler, o autor definiu a palavra como um processo social,
que poderia ser gerenciado por indivíduos ou por grupos, assim, esse processo cuidaria da criação, da oferta e da troca de produtos de valor com outros.
O conceito daquela época ainda é muito parecido com tudo que acreditamos e praticamos hoje em dia no marketing,
mas claro com algumas adaptações, afinal, os tempos mudaram.
E as mudanças também trouxeram o processo de compra e venda um processo diferente, onde o consumidor é muito mais exigente, e tem uma oferta de mercado muito grande.
E o marketing precisou se adaptar a essa nova realidade de consumo.
Cada dia que passa o marketing consegue ganhar o seu espaço, e também ter a sua importância dentro das principais organizações!
Dentro desse conceito de marketing podemos acrescentar que a prática concentra inteligência, competitividade e estratégias para empresa.
Você sabe como tudo isso é feito?
O marketing analisa o mercado, sabendo os seus pontos fracos, os seus pontos fortes, onde a ameaça se encontra, e onde também está a oportunidade.
Além disso temos a questão do branding, do logo, das propagandas e das milhares de estratégias para atender a demanda e os desejos de um consumidor mais exigente.
Ufa, já deu para perceber que o conceito é bem amplo, conseguindo abranger muitas práticas dentro dele.
E só pelo conceito conseguimos ter noção da importância, né?
A importância do marketing
O marketing se torna tão importante, pois em tempos de retratação do mercado a ferramenta é o aliado mais importante das empresas para que o crescimento consiga ser alcançando.
Fidelizar clientes, e alcançar a rentabilidade de um negócio, seja ele qual for,
depende do marketing, e por isso ele se torna tão importante.
O marketing consegue direcionar a empresa pela sua análise minuciosa do mercado,
juntamente com suas pesquisas para oferecer o produto ou serviço que atenda a demanda do mercado, e também para não cometer erros nessa mesma oferta.
Muitas pessoas ainda tem a ideia de que o marketing é somente vendas ou propagandas,
a verdade é que sim, o marketing trabalha com vendas e propagandas, mas seria muito simplista o resumir há isso.
Devemos sempre lembrar que as análises feitas é o ponto principal de qualquer ação para o crescimento da empresa.
Por isso, não se resume somente em vendas e propaganda, há a parte da análise que é muito importante,
mas como ela fica mais por trás dos bastidores não ganha os créditos necessários.
Essencial para qualquer negócio
Sabemos ainda que existir a parte de marketing é essencial para qualquer negócio, seja ele pequeno, grande ou médio.
E também não importante o segmento, todo segmento ou nicho deve utilizar de estratégias de marketing para que os seus resultados sejam alcançados.
O que vai mudar aqui são as estratégias, cada segmento vão ter as suas ferramentas adequadas para a análise e também para as estratégias de mercado.
O tamanho da empresa também vai ter relação direta com tudo isso.
Mas o que queremos colocar é que até mesmo o mercadinho perto da sua casa, tem estratégias de marketing.
E acredite, ela é essencial para que ele continue funcionando e lucrando.
Todo empreendimento deve ter como base os 4 pês essenciais do marketing, que é o produto, o preço, a praça e a promoção.
Todas essas ferramentas vão descobrir o que é mais importante para a empresa, focando no produto ou serviço oferecido, e no valor, e não estamos nos referindo somente ao valor monetário!
Além disso todos os canais de vendas e todas as formas de comunicação de uma empresa são feitas pelo marketing. Ressaltando mais ainda a sua importância.
Conclusão
O marketing é tão importante e abrangente que é uma ciência presente em vários segmentos de mercado,
por isso é tão comum vermos a palavra marketing associada às outras palavras, e formando uma nova área de estudo.
Temos como exemplo os termos, ‘’marketing digital’’ ‘’geo marketing’’ ‘’email marketing’’ ‘’marketing político’’ ‘’tele marketing’’ ‘’marketing multi nível’’ e muitos outros.
Todas essas áreas formaram um nicho de estudo diferente, mas todas elas tem como base todo esse marketing que descrevemos ao longo da matéria.
Com algumas ideias e ferramentas distintas, mas todas vindo do conceito inicial.