+55 (21) 3486-3469

Sem marketing a sua empresa pode falir! – DesignLab

21 de maio de 2019
Designlab

Sem marketing a sua empresa pode falir! Saiba mais.

Somos bombardeados com diversas informações sobre marketing todos os dias. Mas será que sabemos o que de fato é essa palavra e o que ela pode representar nos dias atuais?

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer a importância do marketing atualmente.

Mas antes de qualquer coisa, é de extrema importância apresentar o conceito de marketing para o leitor:

O conceito de marketing foi definido em 1967, por Philip Kotler, o autor definiu a palavra como um processo social,

que poderia ser gerenciado por indivíduos ou por grupos, assim, esse processo cuidaria da criação, da oferta e da troca de produtos de valor com outros.

O conceito daquela época ainda é muito parecido com tudo que acreditamos e praticamos hoje em dia no marketing,

mas claro com algumas adaptações, afinal, os tempos mudaram.

E as mudanças também trouxeram o processo de compra e venda um processo diferente, onde o consumidor é muito mais exigente, e tem uma oferta de mercado muito grande.

E o marketing precisou se adaptar a essa nova realidade de consumo.

Cada dia que passa o marketing consegue ganhar o seu espaço, e também ter a sua importância dentro das principais organizações!

Dentro desse conceito de marketing podemos acrescentar que a prática concentra inteligência, competitividade e estratégias para empresa.

Você sabe como tudo isso é feito?

O marketing analisa o mercado, sabendo os seus pontos fracos, os seus pontos fortes, onde a ameaça se encontra, e onde também está a oportunidade.

Além disso temos a questão do branding, do logo, das propagandas e das milhares de estratégias para atender a demanda e os desejos de um consumidor mais exigente.

Ufa, já deu para perceber que o conceito é bem amplo, conseguindo abranger muitas práticas dentro dele.

E só pelo conceito conseguimos ter noção da importância, né?

A importância do marketing

O marketing se torna tão importante, pois em tempos de retratação do mercado a ferramenta é o aliado mais importante das empresas para que o crescimento consiga ser alcançando.

Fidelizar clientes, e alcançar a rentabilidade de um negócio, seja ele qual for,

depende do marketing, e por isso ele se torna tão importante.

O marketing consegue direcionar a empresa pela sua análise minuciosa do mercado,

juntamente com suas pesquisas para oferecer o produto ou serviço que atenda a demanda do mercado, e também para não cometer erros nessa mesma oferta.

Muitas pessoas ainda tem a ideia de que o marketing é somente vendas ou propagandas,

a verdade é que sim, o marketing trabalha com vendas e propagandas, mas seria muito simplista o resumir há isso.

Devemos sempre lembrar que as análises feitas é o ponto principal de qualquer ação para o crescimento da empresa.

Por isso, não se resume somente em vendas e propaganda, há a parte da análise que é muito importante,

mas como ela fica mais por trás dos bastidores não ganha os créditos necessários.

Essencial para qualquer negócio

Sabemos ainda que existir a parte de marketing é essencial para qualquer negócio, seja ele pequeno, grande ou médio.

E também não importante o segmento, todo segmento ou nicho deve utilizar de estratégias de marketing para que os seus resultados sejam alcançados.

O que vai mudar aqui são as estratégias, cada segmento vão ter as suas ferramentas adequadas para a análise e também para as estratégias de mercado.

O tamanho da empresa também vai ter relação direta com tudo isso.

Mas o que queremos colocar é que até mesmo o mercadinho perto da sua casa, tem estratégias de marketing.

E acredite, ela é essencial para que ele continue funcionando e lucrando.

Todo empreendimento deve ter como base os 4 pês essenciais do marketing, que é o produto, o preço, a praça e a promoção.

Todas essas ferramentas vão descobrir o que é mais importante para a empresa, focando no produto ou serviço oferecido, e no valor, e não estamos nos referindo somente ao valor monetário!

Além disso todos os canais de vendas e todas as formas de comunicação de uma empresa são feitas pelo marketing. Ressaltando mais ainda a sua importância.

Conclusão

O marketing é tão importante e abrangente que é uma ciência presente em vários segmentos de mercado,

por isso é tão comum vermos a palavra marketing associada às outras palavras, e formando uma nova área de estudo.

Temos como exemplo os termos, ‘’marketing digital’’ ‘’geo marketing’’ ‘’email marketing’’ ‘’marketing político’’ ‘’tele marketing’’ ‘’marketing multi nível’’ e muitos outros.

Todas essas áreas formaram um nicho de estudo diferente, mas todas elas tem como base todo esse marketing que descrevemos ao longo da matéria.

Com algumas ideias e ferramentas distintas, mas todas vindo do conceito inicial.