Algumas séries podem te ensinar mais sobre marketing do que você imagina.
Todo mundo adora uma boa série para acompanhar não é? Com publicitários não seria diferente. Além de acompanhar, a parte mais legal é compartilhar com o pessoal da sua agência de marketing o que aprendeu o aconteceu na série.
Por isso, fizemos uma lista com as melhores séries sobre marketing para você aprender da melhor maneira!
1: “The Office”
Uma comédia hilariante e cheia de frases memoráveis. Mesmo não sendo uma agência de marketing e sim uma fábrica de papel, ela é ótima, pois sentimos o clima de escritório e empresa, mesmo que na série seja tudo meio doido. Michael Scott (Steve Carell) é o gerente da “Dunder Mifflin Paper Company”, e mesmo com todas as confusões que ele mesmo causa, sua filial é a melhor. Ele deixa a empresa totalmente de pernas pro e ainda falha na hora tentar ser motivador.
A série imita um reality show, até mesmo “entrevistando” os funcionários e usando “câmeras escondidas”.
2: “The Crazy Ones”
Retrata a rotina dentro de uma agência de publicidade. A agência é comandada por Simon Roberts (Robin Williams) juntamente com sua filha Sydney Roberts. Pai e filha tem ideias muito distintas e entram em conflitos por diversas vezes. Porém, mesmo juntos criam maneiras incomuns de conseguir e manter clientes. É ótima para dar um tapa na criatividade e passar o tempo.
Uma Pena é que teve apenas duas temporadas!
3: “Mad Men”
A série criada por Matthew Weiner e gira ao redor de uma agência de publicidade de Nova York, durante os anos 60.
É imperdível para quem gosta e trabalha na áerea, pois mostra o cotidiano de uma agência durante os “Anos Dourados da Publicidade”.
É muito interessante perceber que algumas das regras que aprendemos na faculdade estão lá e ainda podemos perceber como tanta coisa mudou nesses mais de 50 anos.
Além disso, o seriado ganhou 5 Globos de Ouro, 16 Emmys, entre outras premiações.
Vale a pena assistir!
4: “Suits”
Criada por Aaron Korsh em 2011, Suits é uma daquelas séries que todo marketeiros gosta.
Esta série relata o dia a dia de um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York, especialmente as ações de Harvey Specter e Mike Ross, uma grande dupla de advogados.
O grande problema é que Mike não é um advogado, e se alguém descobrir a verdade sobre ele, uma demissão será a menor das suas preocupações.
Suits pode não estar no rol de séries sobre marketing, mas tem grandes lições que qualquer profissional da área pode aproveitar. Quem trabalha em agência de marketing se identificará bastante com esse cenário. Afinal, todo marketeiro já precisou resolver aquele probleminha de última hora, não é mesmo?!
5: “House of Cards”
Não poderíamos concluir nossa lista de indicações sem falar de um grande sucesso: House of Cards.
Conta a história de Frank Underwood, um parlamentar americano que manipula o Congresso, a mídia e a opinião pública. Frank Underwood é um mestre da comunicação, do planejamento e da execução de suas ideias. Assisti-lo em ação é receber uma lição de como atingir seus objetivos e como aprender o passo a passo necessários para isso.
Já está na sua quinta temporada e ainda não tem previsão de terminar.
6: “Trust Me”
A série descreve o universo de uma famosa agência de publicidade RGM, de Chicago. Os protagonistas são os amigos Mason e Conner, diretor de arte e redator, respectivamente.
Trust Me, se propõe a mostrar o dia a dia de cada job, cada cliente, os desafios para se ganhar e manter as contas, o relacionamento e rivalidade entre as áreas dentro de uma agência e entre agências concorrentes. É uma ótima pedida para quem pensa em cursar publicidade.
7: “NewsRoom”
Mais uma que foge a regra de “seriados inspirado no dia a dia de publicitários”, está nessa lista, afinal de contas se pensarmos de uma maneira macro, estamos na área de comunicação e essa é a essência de newsroom, a relação ética x censura x liberdade de expressão em tempos do politicamente correto, e diferentes correntes de interesse e força.
É importante ver para se inspirar no que tange coragem, autenticidade e personalidade.
Dá para aprender tanto apenas assistindo séries sobre marketing, não é mesmo? Se você quiser saber um pouco mais obre marketing através do entretenimento, acesse Marketing: 10 filmes que todo publicitário precisa ver