Conheça as principais tendências do Marketing Digital em 2019

+55 (21) 99955-5453

Conheça as principais tendências do Marketing Digital em 2019

13 de dezembro de 2018
Designlab

Fique por dentro dos desenvolvimentos que impactarão o mundo do marketing digital em 2019!

Esperando novidades no marketing digital em 2019? Antes de tudo, é necessário manter-se sempre à frente,

estando atento ao que está por vir e, depois, seguir os passos certos para levar sua empresa aonde ela precisa.

Com as novas tecnologias surgindo todos os dias e as técnicas de publicidade digital mudando em tempo real, não é mais suficiente apenas acompanhar o que está chegando.

Porém, é necessário também permanecer sempre à frente do jogo.

Por isso, a DesignLab separou cinco importantes desenvolvimentos que impactarão o mundo do marketing digital em 2019.

1. O mundo está se voltando para às realidades virtual e aumentada

Pessoas de todas as idades entravam em carros e batiam umas nas outras na rua enquanto mergulhavam na onda do Pokémon Go.

O jogo pode ser como as massas interpretam e entendem as realidades aumentadas e virtuais (AR e VR),

mas também há uma tremenda oportunidade para as marcas usarem essas tecnologias para melhorarem a experiência do cliente.

A IKEA experimenta a tecnologia de jogos VR desde 2016.

Quando a conhecida marca de móveis anunciou o Virtual Reality Kitchen,

o IKEA VR Experience, um aplicativo de compras projetado para permitir que os clientes experimentem diferentes soluções da IKEA antes de comprá-las, foi um tremendo auê.

Os usuários podem experimentar a aparência de uma cozinha personalizada, por exemplo, com apenas um clique,

movendo-se facilmente pelo espaço enquanto testam diferentes soluções de acabamento ou gabinete.

Mais recentemente, a Nickelodeon entrou nos cenários VR e AR adicionando um modo AR ao seu aplicativo móvel e lançando o SlimeZone, “sua primeira experiência social multiplayer de VR”.

O canal infantil espera que essas novas adições de alta tecnologia “mantenham as crianças a bordo em face de distrações em outros lugares ”.

Em 2019, é provável que mais marcas tomem medidas ousadas como essas para revisitar o VR e o AR de maneira a agregar valor às experiências do consumidor.

2. A voz está se tornando a ferramenta de marketing de busca

A ComScore estima que, até 2020, metade de todas as consultas de pesquisa serão baseadas em voz

– uma previsão que está fazendo com que os profissionais de marketing da marca persigam e tomem conhecimento.

Espera-se que a tecnologia de reconhecimento de voz cresça cada vez mais e melhor,

e os consumidores estão recebendo a conveniência da busca inteligente por voz de braços abertos.

Para ficar na frente dessa tendência, pense nas diferenças entre a pesquisa por texto e por voz.

Mais especificamente, considere o que seus clientes podem falar, em vez de digitar ao fazer uma consulta.

Por isso, faz todo sentido começar a escrever em um tom mais conversacional para desenvolver um conteúdo que se alinhe melhor com a pesquisa por voz.

Por enquanto, a maioria do uso da pesquisa por voz acontece quando as pessoas usam mais quando estão com as mãos cheias ou quando estão dirigindo, por exemplo.

Mas, à medida que as taxas de precisão aumentam ao longo do próximo ano, e os consumidores se acostumam a ter suas necessidades atendidas, espere ver as marcas competindo em outra plataforma,

pois elas lutam para entender como encontrá-las em buscas por voz.

Por fim, se você ainda não fez isso, otimize seu site para dispositivos móveis, para ontem.

3. As soluções da AI estão em toda parte – de pequenas empresas à grandes empresas

Se 2018 foi o ano em que as marcas começaram a experimentar aplicações de inteligência artificial (AI) e aprendizado de máquina (ML), 2019 será o ano do acerto.

Do chat-bots à automação de processos robóticos, o valor da eficiência aprimorada,

aumento da produtividade e maior satisfação do cliente está se tornando claro.

Grandes diferenciais, esperam uma melhor análise de tendências AI, melhor perfil de clientes e estratégias de personalização ainda mais sofisticadas.

Os profissionais de marketing devem analisar como usar a AI como forma de entender o conteúdo que um consumidor potencial está consumindo.

Seja conteúdo gerado por marketing, suporte ou documentos técnicos ou gerado pelo usuário, o que permitirá uma alta satisfação do cliente.

A implantação de aplicativos baseados em AI ajudará você a alcançar públicos-alvo específicos com precisão,

aumentando a eficiência e abrindo caminho para experiências dos clientes.

O fluxo de trabalho digital também se tornará mais fácil, já que as soluções com tecnologia AI de fácil implantação são disponibilizadas para mais empresas que buscam maximizar sua tecnologia.

Por exemplo, as agências de mídia podem otimizar campanhas de publicidade pagas para seus clientes usando algoritmos inteligentes para analisar o desempenho de campanhas em movimento.

Com testes A / B automatizados e algoritmos que se atualizam em tempo real,

melhorias necessárias podem ser feitas dinamicamente para aumentar o ROI de marketing.

No nível corporativo, as empresas de software – como serviço –

fornecem soluções de automação e fluxo de trabalho orientadas por inteligência artificial que melhoram drasticamente as operações digitais em serviços de saúde, bancos, seguros e muito mais.

4. Viralidade de um vídeo levam tráfego na Internet

Washington Post previu que o vídeo representaria 80% de todo o tráfego da Internet até 2019.

E isso faz sentido, porque a atenção média é curta e a maioria das pessoas prefere assistir a um vídeo do que ler uma postagem no blog.

Percebendo isso, as marcas publicam entusiasticamente vídeos de eventos ao vivo e momentos de bastidores.

Eles criam dicas e truques de vídeo e qualquer outra coisa que eles possam juntar em uma peça de dois ou três minutos.

No entanto, o marketing de vídeo só é bem-sucedido se fornecer o que os consumidores querem, quando e como querem.

Bem feito, o marketing de vídeo produz resultados surpreendentes.

De acordo com a HubSpot, simplesmente adicionar um vídeo a um email aumenta a taxa de cliques em impressionantes 200% a 300%,

e colocar um em uma landing page aumenta a taxa de conversão em 80%.

No próximo ano, os feeds de vídeo ao vivo continuarão a explodir, mas o verdadeiro diferencial daqui para frente será a originalidade.

5. A investida da propaganda nativa está empurrando o marketing para ser mais criativo

Se as empresas quiserem alcançar novos consumidores em 2019, terão que trabalhar para que seus anúncios se misturem mais naturalmente ao conteúdo.

No entanto, à medida que as marcas trabalham desesperadamente para se tornar menos irritantes,

elas têm conseguido borrar as linhas entre anúncios nativos e tradicionais.

Sobretudo, apesar dos consumidores se tornarem mais sábios, os anúncios nativos estão se tornando um componente essencial do mix de marketing de várias marcas importantes, incluindo Airbnb, Lexus e Visa.

O futuro do marketing digital é brilhante. Com realidades virtuais e aumentadas inspirando novo envolvimento e profissionais de marketing aproveitando a criatividade.

As marcas terão mais facilidade para serem autênticas e receptivas às necessidades de seus clientes.

À medida que as empresas se familiarizem com a inteligência artificial e as capacidades de aprendizado de máquina,

elas proporcionarão experiências mais sofisticadas e personalizadas.

Com acesso a mais dados, melhores insights e novas oportunidades, o futuro não deixará para trás negócios inteligentes.