Como usar o Whatsapp Business para negócios? Descubra.
Foi anunciado pelo Facebook recentemente o lançamento do WhatsApp Business, uma versão para empresas usarem em seus negócios. Lembrando que em 2014, o Facebook comprou o WhatsApp e houve questionamentos sobre qual seria o futuro do aplicativo.
Embora não seja de conhecimento abrangente, a empresa passa da marca de 120 milhões de usuários ativos no Brasil. Somos o 2º país que mais consume notícia online. Por isso, boa porcentagem não usa o app apenas para fins pessoais.
O envio de fotos, vídeos, mensagens de voz e documentos fazem com que o app seja muito mais que um serviço de troca de mensagens. Por isso, tem se tornado uma excelente ferramenta de comunicação, despertando atenção de empresas de venda de produtos/serviços.
Segundo o WhatsApp, “muitos contatos deste tipo já estão acontecendo todos os dias; seja através de alguém fazendo um pedido na padaria local ou alguém dando uma olhada na nova coleção de uma loja de roupas”.
A notícia sobre essa novidade foi divulgada em meados de setembro do ano passado, portanto, não houve muita especulação e buscas sobre a ferramenta. Caso você seja uma das pessoas que está por fora do assunto, essa matéria é o local certo pra você.
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Maneiras de usar WhatsApp Business:
Serviços de SAC: Os serviços de atendimento podem ser feitos através do aplicativo.
E equivalem a uma troca de e-mails ou telefonemas. O empresário que optar por isso, precisa dispor de muita praticidade e economia de dinheiro.
Só vai precisar de uma equipe competente para administração das mensagens:
Pedidos de compra: Os pedidos de compra e venda são a maximização do uso do WhatsApp Business. Por isso, as empresas agora podem ficar muito mais próximas do consumidor através do aplicativo para fazer as vendas. Por isso, com uma equipe competente é possível administrar as vendas pelo aplicativo de uma maneira simples, só é preciso ter uma estrutura administrativa voltada para a ferramenta.
Marketing direto nos grupos: Contato entre empresa e cliente de forma mais estreita. Usar os grupos do aplicativo para fazer propaganda direta, mas sem SPAM, obviamente, aproxima ainda mais o seu empreendimento com o consumidor final.
Publicidade e Marketing: Excelente motivação para escolher o aplicativo como canal de divulgação online é que, parte significativa de seus futuros clientes está na maior do tempo, conectados através do celular.
Promoções e Sorteios: Realizar ações promocionais como forma de divulgar a empresa e prospectar novos contatos. Uma das grandes vantagens deste tipo de ação é que o participante certamente divulgará a informação com terceiros, gerando assim (de forma gratuita) o marketing indireto.
Como usar o WhatsApp Business?
O download do aplicativo já está disponível para Android. A versão para iPhone será liberado em breve.
O legal é que a versão empresarial será um aplicativo separado do WhatsApp normal que você já tem no aparelho.
Por isso, será possível também definir a localização, o tipo de empresa, uma descrição do seu negócio, seu endereço de e-mail e adicionar seu site.
Isso é muito bom para separar seu perfil comercial e pessoal.
Existem mais opções de configuração dos perfis comerciais. As categorias são bastante extensas, portanto, tecnicamente, você deve encontrar algo para descrever seu negócio. Nas configurações da sua conta, será possível ver as estatísticas da sua conta. Portanto, informações com o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e também recebidas vão surgir na sua tela.
O vídeo abaixo mostra um pouco vai funcionar para as empresas:
Portanto, como essa função ainda está em fase de testes, o pedido de verificação de conta no WhatsApp não está aberto para todos os perfis comerciais.
FONTE: Android Police